Aldeota e Meireles começam a ter cobertura 5G; entenda tecnologia aplicada

Antes do leilão, operadoras optam por compartilhamento dinâmico de espectro para lançar a nova geração de telefonia no mercado

Aldeota e Meireles foram os únicos bairros de Fortaleza escolhidos pela TIM para implantar o seu 5G DSS. A cobertura, segundo informa a operadora, já está ativa, assim como em outras 19 cidades de 15 estados brasileiros. Mas depende da tecnologia do celular para funcionar.

O 5G DSS (Dynamic Spectrum Sharing ou Compartilhamento dinâmico de espectro, em tradução livre) foi a tecnologia encontrada pelas empresas de telecomunicação para aquecer o mercado falando de 5G no Brasil, onde o leilão ainda não tem data certa para acontecer.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Na prática, o DSS é uma rede de frequência única e que é utilizada em diferentes gerações de telefonia, como 3G e 4G também. Com o compartilhamento dinâmico do espectro, o sinal consegue ser potencializado e a experiência de usuário é melhorada.

Apesar de polêmicas sobre o DSS ser 5G, especialistas atestam que é uma tecnologia nova, com o chamado padrão 5G NR (New Radio), que classifica a nova geração de telefonia. E também não é só a TIM que anda falando em 5G DSS. Claro, Vivo e até Oi - com data de fim já anunciada - também já operam o 5G DDS no Brasil - mas ainda não em Fortaleza.

Sobre as escolhas de apenas Aldeota e Meireles para a operação do 5G, a TIM justifica afirmando que "os locais escolhidos pela operadora para receber a novidade são alguns dos mais relevantes marcos regionais de cada cidade", e cita Brasília, onde o local é a Esplanada dos Ministérios; Rio de Janeiro, no Parque dos Patins; e em São Paulo, no Parque Ibirapuera e na Avenida Paulista.

No Nordeste, foram duas cidades, além de Fortaleza. Recife teve o 5G DSS instalado nas dependências e nas ruas ao redor do Parque Dona Lindu, na Avenida Boa Viagem, no Pina e no Marco Zero. Salvador teve em todo o circuito Barra-Ondina.

"Saímos na frente ao iniciar pilotos inéditos do 5G e os resultados alcançados estão sendo extremamente positivos, confirmando que estamos no caminho certo. Vamos continuar ampliando a cobertura 5G DSS até a chegada do 5G puro, previsto para chegar no Brasil no segundo semestre deste ano. A TIM está pronta para toda essa revolução e vamos assumir o protagonismo no 5G assim como fizemos no 4G", diz, em nota, Ageu Guerra, gerente de Operações de Redes da TIM Nordeste.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

5G 5G DSS 5G em Fortaleza TIM 5G da TIM

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar