Rota do Sol Nordeste: projeto vai integrar turismo Ceará-Maranhão, passando por Jericoacoara

O novo braço do projeto inclui, além de Fortaleza e São Luís, visitas a Paracuru (CE), Jeri (CE) e Tutóia (MA). A ideia é que o turista comece a viagem de 10 dias por uma das capitais e volte para casa pela outra

Depois do lançamento do turismo integrado entre o Ceará e Rio Grande do Norte, no início deste mês, o projeto Rota do Sol Nordeste passará a contemplar roteiros que integrem o Ceará também ao Maranhão. A nova rota Fortaleza/São Luís incluirá ainda visitas a Paracuru (CE), Jericoacoara (CE) e Tutóia (MA).

Leia Mais: Fortaleza aposta em parceria com Natal e outras capitais para reativar turismo

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

O lançamento está previsto para o dia 26 de julho, em São Luís; no dia seguinte, em Tutóia; dia 28 do mesmo mês, em Jeri; 29 de julho, em Paracuru, e finalizando, dia 30, em Fortaleza, reunindo as secretarias de turismo municipais e as prefeituras dos municípios envolvidos.

Criado no fim de 2019, o Rota do Sol Nordeste deveria ter sido lançado no primeiro semestre de 2020, mas ficou parado devido a pandemia da Covid-19. No dia 17 de junho, foi lançada a primeira fase do projeto, integrando o turismo entre Fortaleza e Natal, incluindo as praias de Canoa Quebrada (CE) e Pipa (RN). 

Com roteiro detalhado, que inclui sugestões de passeios diversificados, indo do turismo de aventura ao de contemplação, compras, ecologia, gastronomia, entre outros, o projeto também prevê a divulgação dos destinos em feiras, road trips e outros eventos. A ideia é que o turista comece a viagem de 10 dias por uma das capitais e volte para casa pela outra.

De acordo com o Secretário de Turismo de Fortaleza, Alexandre Pereira, a iniciativa nasceu inspirada nas experiências dos países europeus, onde é muito comum o turista chegar a um continente por um país e sair de lá por outro. “Esse é um projeto inovador, pois em vez de duas capitais disputarem o mesmo turista, estão se unindo para se promoverem juntas”.

Nesta quinta-feira, dia 24, o prefeito de Paracuru, Wembley Gomes (PDT) participou de reunião na Câmara Municipal de Jijoca de Jericoaocoara para selar a integração das duas cidades do interior cearense na Rota do Sol Nordeste. “Nós aqui não somos concorrentes. Nós nos completamos uns aos outros. Portanto, essa Rota vai ser muito boa pra todos! Eu tenho certeza de que juntos, de forma compartilhada, Paracuru e Jeri serão cada vez mais visitados e vão gerar cada vez mais emprego e renda para a nossa gente”, ressaltou.

 

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

rota do sol nordeste; turismo integrado entre Ceará e Maranhão; Fortaleza; Paracuru; Jericoacoara; Tutóia; retomada do turismo; novas rotas

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar