PUBLICIDADE
Economia
NOTÍCIA

Setor de materiais de construção civil cresce cerca de 11% no Ceará

De janeiro a junho, o setor movimentou R$ 3,5 bilhões no Estado, segundo dados da Associação dos Comerciantes de Materiais de Construção do Ceará (Acomac-CE). Alta é puxada pelo bom desempenho do setor da construção civil

Irna Cavalcante
15:58 | 22/06/2021
O aumento da demanda por reformas na pandemia tem influenciado vendas do setor de material de construção no Ceará (Foto: JÚLIO CAESAR)
O aumento da demanda por reformas na pandemia tem influenciado vendas do setor de material de construção no Ceará (Foto: JÚLIO CAESAR)

Impulsionados pelo bom momento do setor da construção civil, nos primeiros cinco meses deste ano, as vendas de material de construção somaram mais de R$ 3,5 bilhões no Ceará. Alta de de 11%, em relação a igual período de 2020, segundo levantamento divulgado nesta terça-feira, 22, pela Associação dos Comerciantes de Materiais de Construção do Ceará (Acomac-CE).

A pesquisa é feita com base nas vendas das 4.300 lojas do setor no Estado. De acordo com o presidente da entidade, Lavanery Wanderley, no segmento do varejo de materiais de construção, chama atenção o desempenho do consumo das famílias. “Com as pessoas em home office, sentiu-se uma necessidade de manutenção das residências e fez com que as famílias, passassem a cuidar mais de suas casas”.

Mas também contribuiu para o avanço o aumento da demanda em estruturas públicas, como hospitais, clínicas e postos de saúde, além da indústria e outros segmentos que permaneceram funcionando total ou parcialmente. “Com isso se obteve um crescimento do setor comemorável”.

Segundo os dados da Associação Nacional dos Comerciantes de Material de Construção (Anamaco), se a atividade econômica permanecer nos níveis do primeiro trimestre até o final do ano, o PIB terá alta de mais de 4% e o consumo das famílias, alta em cerca de 3% em 2021, por conta do chamado efeito-carregamento.

“As atividades do setor de serviços, mostraram a sua essencialidade para as pessoas e vem sendo forte aliado no crescimento da economia do país”, reforça Lavanery