PUBLICIDADE
Economia
NOTÍCIA

Está no ar o primeiro episódio do programa Dei Valor; assista

Você sabe como registrar os seus gastos mensais e não extrapolar nas compras do mês? O programa Dei Valor desta quarta-feira, 16, te ajuda nessa missão (nada) impossível

18:41 | 16/06/2021
No programa de estreia, Samuel Pimentel, dá dicas de como descomplicar a sua vida financeira. Os  episódios são publicados todas as quartas-feiras no Youtube do O POVO Online. 
 (Foto: Reprodução/Dei Valor)
No programa de estreia, Samuel Pimentel, dá dicas de como descomplicar a sua vida financeira. Os episódios são publicados todas as quartas-feiras no Youtube do O POVO Online. (Foto: Reprodução/Dei Valor)

Estreou nesta quarta-feira, 16, o programa Dei Valor. O novo produto do O POVO, com duração de dez minutos, será exibido semanalmente no YouTube, todas às quartas-feiras, às 16 horas. No primeiro episódio o tema é: O segredo para controlar os gastos mensais. A ideia é descomplicar a organização financeira mensal, dar dicas para lidar bem com o registro dos gastos e assim administrar melhor as contas do mês. Está comprovado: é possível economizar de forma consciente e, quem sabe, até criar uma poupança.

LEIA MAIS: O POVO lança os programas Dei Valor e Economia na Real nesta semana

Quem nunca esqueceu de pagar uma conta? Esse é um costume que muitas vezes se repete ao longo dos meses, até virar uma bola de neve. A notícia boa é que dá para reverter a situação, basta colocar em prática uma organização financeira e fazer aos poucos, pequenas mudanças na sua rotina.

Criar o hábito de anotar os seus gastos mensais, incluindo as contas pequenas, pode ser um primeiro passo da sua mudança financeira. Registrar para onde vai o seu dinheiro facilita a visualização e o controle das suas finanças de forma mais clara. Uma planilha organizada permitirá que você se programe melhor, por exemplo, para lidar com as despesas inesperadas de um mês.

Analisar e definir com o que você gasta o dinheiro do mês pode te ajudar a entender melhor a sua realidade financeira. Ao somar as despesas e comparar com seu orçamento, será possível traçar o diagnóstico das suas finanças. Se sobrar, bem... Se faltar, atenção!

Confira 3 dicas possíveis do Dei Valor para você sair do vermelho:

  • 1- Use a tecnologia a favor das suas finanças: Existem muitos aplicativos gratuitos de organização financeira na Internet. Uma dessas plataformas é o Organizze. Nele, você consegue adicionar os seus gastos e ganhos, podendo controlar manualmente para onde vão e de onde vêm os recursos.
  • 2- Divida o valor do seu orçamento da forma 50-30-20: 50% do seu salário será para gastos essenciais, 30% para as despesas não essenciais e 20% para uma reserva especial para seus sonhos e planos. Isso pode ser flexibilizado conforme a sua realidade e perfil.

  • 3- Crie o hábito de poupar: o ideal é que você estabeleça um limite para os seus gastos que não supere esse valor. Você não precisa poupar 20% do seu salário. O mais recomendável é ir cortando das suas despesas não essenciais. Sabe aquele delivery todos os dias da semana? Então, até retomar o controle das finanças é melhor diminuir a frequência dos pedidos de comidas.

Serviço

Programa Dei Valor

Canal do O POVO no YouTube

Quando: quartas-feiras, às 16h