Preço da carne em Fortaleza foi o segundo que mais subiu no País

Somente nos primeiros cinco meses deste ano, a alta acumulada para o produto em Fortaleza é de 11,01%. Atrás apenas de Rio Branco (AC), onde os preços aumentaram 15,34%.

Comer carne vermelha está virando, praticamente, um artigo de luxo na região metropolitana de Fortaleza. Somente nos primeiros cinco meses deste ano, o preço da carne já subiu 11,01%, segundo dados divulgados nesta quarta-feira, 9, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). É quase o dobro da média brasileira no período, 5,86%, e a segunda maior alta no País. Perde apenas para os reajustes praticados em Rio Branco (AC), onde o produto acumula alta de 15,34% no ano.

Leia Mais| Porque está tão caro viver em Fortaleza?

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Em maio, a variação mensal para o preço do produto em Fortaleza foi de 3,44%, a terceira maior do País. Com um peso relevante na composição do indicador da inflação cearense, de 3,42%, o item foi também um dos que mais subiram de preço no mês e contribuíram para a alta de 1,10% na inflação do mês.

No comparativo de doze meses, o aumento chega a expressivos 34,55%. Mas essa não é uma situação pontual. A disparada nos preços da carne ocorre em todo o País e há algum tempo. Para se ter uma ideia, usando esse mesmo parâmetro de comparação, de doze meses, a inflação média para o item é de 38%. E, em Rio Branco, já chega a 59,27%. 

Dentre os motivos por trás da disparada nos preços, está o dólar caro, atualmente cotado acima de R$ 5, e o aumento nas exportações, o que diminui a oferta de carnes no mercado interno, segundo o IBGE.

O dólar caro impacta toda cadeia produtiva da carne. Primeiro porque encarece os custos com matéria-prima, sobretudo, o milho e a soja usados na alimentação dos animais. Mas também porque torna mais atrativa a exportação dos produtos para o exterior.

Mas a queda no consumo, decorrente da perda de renda dos brasileiros em função da pandemia, também influencia nos preços. Dados da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) mostram que, em 2021, o consumo do produto caiu ao menor nível em 25 anos. Atualmente, cada brasileiro consome, em média, 26,4 quilos de carne ao ano, queda de quase 14% em relação a 2019.

Também é preciso considerar que Fortaleza importa 95% da carne que consome de outras regiões, sobretudo, Pará, Goiás e Maranhão. Logo, as dificuldades logísticas, que se tornaram mais caras na pandemia, também contribuem para essa conta.



Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

aumento preço carne aumento kg da carne aumento kg carne fortaleza preço carne supermercado fortaleza preço da carne disparada de preços inflação em Fortaleza IBGE

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar