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Economia
NOTÍCIA

Serasa lança nova versão da plataforma de avaliação de crédito; veja como melhorar pontuação

Com maior peso de aos bons pagadores e menos ao histórico de dívidas, Serasa Score 2.0 já está disponível no app para consumidores e de forma integral para mercado de varejo e crédito

Samuel Pimentel
21:03 | 26/05/2021
Serasa lançou nova versão da plataforma que dá pontos ao consumidor. (Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil)
Serasa lançou nova versão da plataforma que dá pontos ao consumidor. (Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil)

A plataforma de avaliação de crédito dos consumidores ganhou atualização com o lançamento da plataforma Serasa Score 2.0. Nesta quarta-feira, 26, a empresa anunciou em café virtual com a imprensa que o serviço foi reformulado, dando mais peso para o consumidor com contas em dias do que ao histórico de dívidas. Outra novidade é a inclusão da base de dados do SPC Brasil à plataforma.

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De acordo com a Serasa, nesse novo modelo o cálculo passa a atribuir ainda mais peso aos bons hábitos financeiros, informações que vem do Cadastro Positivo, que mostra o histórico de pagamentos, como cartão de crédito, empréstimos, limite de crédito, entre outros. Os usuários do app Serasa, já podem observar a atualização do seu score e nos próximos dias haverá a atualização nas demais plataformas. Os entes do mercado varejista e de crédito já têm acesso ao Score 2.0.

Uma das possibilidades potencializadas pelo novo sistema é a de disponibilizar o impacto que cada ação tem no cálculo da pontuação. Dessa forma, fica mais fácil realizar um planejamento financeiro mais assertivo avaliando como cada decisão irá impactar o Serasa Score.

Lucas Lopes, diretor de produtos da Serasa que trabalha com o Serasa Score, destaca que as mudança observadas nos hábitos de consumo dos usuários durante os últimos anos foram um dos motores para essa reformulação. Em 2020, com o Cadastro Positivo, o Score passou a ter acesso às informações positivas do cliente, quem é bom pagador, contribuindo com a precisão da plataforma. No mesmo ano, a plataforma atualizou e passou a dar mais informações aos usuários dando feedbacks do porquê da nota.

"A grande mudança e que esse score se tornou mais positivo, demos mais peso às informações do cadastro positivo. Começamos a ter mais informações sobre dívidas, com dados da base do SPC Brasil, o que deixa mais preciso a tomada de decisão de crédito dos usuários", afirma.

Como modificar o seu score

O diretor do Serasa destaca que, apesar da grande quantidade de oferta de dicas de como melhorar o score e até serviços nas redes sociais que prometem aumentos, não há segredo: o que faz aumentar a pontuação é ser um bom pagador.

"A verdade é que não existe milagre para subir os pontos, pois o que temos por trás é um sistema que faz o cálculo. Por isso lançamos no nosso site o manual do Score Serasa, em que as pessoas poderão ver os pontos mais técnicos, tira-dúvidas de como é feito esse score."

Ele ainda destaca que a chegada do Score 2.0 e a reformulação dos cálculos da pontuação, a maioria dos usuários vai aumentar de pontuação. "Há uma mudança significativa, estamos com um modelo muito mais preciso, principalmente relacionado a crédito. Temos migrações de risco por conta de termos mais informações sobre esses clientes (incluindo as advindas do Cadastro Positivo)".

"(Para montar o score na metodologia anterior) A gente analisava muito o hábito negativo das pessoas, hoje temos muito mais informações e analisamos hábitos mensais, se a pessoa paga em dias ou não. Antes, não haviam informações positivas e seria prejudicado por conta de dívidas do passado", complementa.

Taxa de juros

Essa maior relação entre o score e a realidade do consumo dos usuários pode fazer com que a taxa de juros sobre o crédito possa ser diminuída ou flexibilizada, acredita o Serasa.

Lucas destaca que o novo Score 2.0 tem esse potencial positivo, mas que deve depender também da vontade das financeiras.

Dicas

  • O que faz diminuir o score: não pagar dívidas, usar cheque especial, estar em constante busca de crédito.
  • O que faz aumentar: pagar as contas em dias, utilizar crédito e pagá-los em dias
  • Consumidor modesto vs consumista: o que vai influenciar o score é se ele paga em dias. O que faz mais uso de crédito, faz sim, diferença, pois o sistema conhece mais aquele consumidor mais ativo no mercado.

"Quem paga tudo em dia faz diferença. Já quem paga o mínimo do cartão de crédito, por exemplo, é penalizado", diz o diretor do Serasa.

  • O que o Serasa Score?
    O Serasa Score 2.0 é uma pontuação de crédito que vai de 0 a 1000 e indica para o mercado quais são as chances de o consumidor pagar as contas em dia. Ou seja, essa é a pontuação que mostra qual é o nível de risco de se dar crédito a uma pessoa com base no seu comportamento financeiro atual.
    Vale destacar que manter os dados atualizados na Serasa também ajuda a aumentar a sua pontuação. Isso porque quanto mais as empresas sabem sobre o consumidor, mais confiança elas têm para oferecer crédito.

Para saber mais sobre a nova metodologia, acesse o site https://www.serasa.com.br/score/.

O Serasa Score 2.0 pode ser consultado pelo Aplicativo da Serasa disponível na Apple Store e na Google Play e na versão website pelo serasa.com.br.

  • Como o Serasa Score 2.0 é calculado?
    A Serasa calcula o Serasa Score 2.0 usando critérios que são divididos em grupos principais. Cada categoria tem uma importância, um peso para determinar a sua pontuação.
    O cálculo considera informações positivas e negativas do consumidor. Dívidas em atraso, por exemplo, reduzem a pontuação, mas estabelecer um bom histórico de pagamentos de crédito aumenta o Serasa Score 2.0.

Outro fator que foi atualizado é a faixa de pontuação. Agora, um score muito bom está entre 701 e 1000 pontos; bom, entre 501 e 700; regular, entre 301 e 500; e baixo entre 0 e 300.

Faixa de score

Score antigo

Muito bom: 800-1000

Bom: 600-800

Regular: 400-600

Baixo: 0-400

Score novo

Muito bom: 701-1000

Bom: 501-700

Regular: 301-500

Baixo: 0-300