Nova fábrica produz cervejas artesanais em Fortaleza; veja fotos

Os sócios do empreendimento na Lagoa Redonda investiram R$ 5 milhões no projeto e esperam fechar negócios com vários ramos alimentícios. A cerveja já pode ser consumida na hamburgueria Rolê Burger e na unidade fabril será possível degustar os tipos da cerveja e petiscos

A nova fábrica de cerveja artesanal de Fortaleza, a Capitosa teve suas portas abertas pela primeira vez neste sábado, 15. Um público restrito pode ver toda a estrutura do empreendimento de 5 mil metros quadrados (m²), mil deles construídos, no bairro Lagoa Redonda, com investimento de R$ 5 milhões. A capacidade do local é de produzir 30 mil litros de cerveja por mês, possuindo espaço físico para chegar até a sextuplicar o volume somente com a ampliação de equipamentos.

LEIA TAMBÉM | Com alto consumo de cerveja, faltam garrafas de vidro na indústria de bebidas

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Na “carta” da fábrica, estão Capitosa Lager, Hoppy Lager, Weiss e Ipa, todas vendidas em embalagens de 1 litro. Até o fim de maio, já estarão disponíveis também produtos em embalagens de 500 ml e em latas, segundo a sócia-diretora Carol Zilles. Para a compra das cervejas é preciso acertar com a área comercial da empresa quantidade e formas de receber ou retirar os produtos.

Carol explica que a cervejaria é um sonho que já vinha sendo imaginado há alguns anos por ela e o sócio Fernando Chaves. “Esta cervejaria está sendo planejada e desejada por nós, por mim e pelo Fernando, há mais de cinco anos. A gente se preparou, a gente foi estudar pra virar cervejeiro, eu tive um bar por dois anos de cervejas artesanais aqui em Fortaleza, que nos ajudou muito a entender o mercado”, explica a sócia.

Quando questionada sobre o desafio de abrir um negócio no meio da pandemia de Covid-19, Carol acredita que é possível buscar formas de se adaptar até as coisas voltarem à normalidade. “Tivemos que rever todo o nosso plano de negócios, porque não podemos contar agora com os bares abertos, mas a gente está se adaptando, vai ter delivery, vai ter venda para supermercado e estamos fazendo parcerias com outros pontos de venda que também vão entregar a Capitosa pela Cidade.“ E acredita: “Quando acabar (a pandemia) e todo mundo estiver morrendo de vontade de fazer festas, nós estaremos aqui.”

Hoje, a cerveja pode já ser consumida na hamburgueria Rolê Burger. No local da fábrica também será possível degustar os tipos da cerveja e petiscos, marcando uma espécie de visita/experiência com entrada a partir da compra de ingresso.

Clique na imagem para abrir a galeria

Inovações

A Capitosa nasce com laboratório próprio para verificar a qualidade da cerveja durante a produção, assim como para cultivar a própria levedura, responsável pela fermentação da bebida. No espaço da fábrica tem ainda estação de tratamento de efluentes (ETE). Do material que passar por transformação na estação saem adubo e água para reuso.

Cervejarias pelo Brasil

Segundo anuário divulgado neste ano pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), o País já detém 1.383 cervejarias registradas, número de 2020. No ano passado, todas as unidades da federação passaram a ter pelo menos uma cervejaria.

Em 2020 foram registradas 204 novas cervejarias e outras 30 cancelaram seus registros, o que representa um aumento de 174 cervejarias e 14,4% em relação ao ano anterior. No Ceará, 16 estabelecimentos registraram-se.

Serviço

Para informações sobre como visitar a Capitosa: (85) 99103 0124

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

cervejaria fortaleza capitosa cerveja artesanal mercado cerveja artesanal cerveja artesanal fortaleza

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar