Ceará vai sediar Abav Expo, maior feira brasileira de turismo, em outubro

Em 2021, o evento volta a ser itinerante e terá duas edições por ano. A primeira será no Ceará, em outubro, de maneira híbrida

Apostando na flexibilização dos protocolos de reabertura dos setores econômicos até outubro, a Secretaria Estadual de Turismo do Ceará (Setur) e a Associação Brasileira dos Agentes de Viagens (Abav) fecharam parceria para a realização do Abav Expo 2021, a principal feira brasileira de turismo, em Fortaleza. O evento que será realizado de forma presencial, mas também com transmissão virtual, está previsto para ocorrer, no período de 6 a 8 de outubro, no Centro de Eventos.

O anúncio foi feito nesta terça-feira, 11, pela presidente da Abav Nacional, Magda Nassar. Desde 2013, o evento era realizado em São Paulo. Mas, neste ano, a feira volta a ser itinerante e passará a ter duas edições por ano. Em março, será realizada novamente na capital paulista.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Segundo Magda, o objetivo de fazer a feira de forma itinerante é impulsionar a retomada do turismo no País. Também destacou que estão previstas uma série de inovações no evento, como a transmissão híbrida e distribuída em várias plataformas, além de vários protocolos sanitários. “Vamos revolucionar a feira, vamos levar o evento para Fortaleza, fazer pontes, conexões e uma imersão profunda dos agentes no destino. Estamos há meses estudando isso. Fortaleza irá respirar turismo durante uma semana”.

Em 2020, em função da pandemia, o evento não foi realizado, mas, no ano anterior, reuniu mais de 32 mil pessoas.

O secretário de turismo do Ceará, Arialdo Pinho, acredita que até outubro mais da metade da população brasileira já estará vacinada, o que possibilitará uma retomada mais sólida dos eventos presenciais e do turismo. "É a hora de aproveitar a reabertura do turismo no Brasil e ajudar na recuperação para o setor de eventos que foi um dos mais impactados na pandemia”.

Também ressaltou que além do evento da Abav Nacional, já há mais dois eventos grandes de turismo confirmados para serem realizados no Estado ainda neste ano.

O presidente da Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo (Embratur), Carlos Brito, também está confiante de que haverá um arrefecimento da pandemia até outubro. “A partir de julho voltaremos a exercer a nossa atividade fim, que é de fazer a promoção do Brasil no exterior. Queremos fortalecer cada destino com ações promocionais que a Embratur vai desenvolver, com apoio do Ministério do Turismo, para que os turistas estrangeiros voltem a conhecer nossos destinos”.

Por enquanto, eventos presenciais não estão autorizados a funcionar no Ceará. A flexibilização, após o segundo lockdown, começou no último dia 12. De acordo com o atual decreto do Governo do Estado, comércio de ruas e serviços, como restaurantes e barracas de praia, funcionam das 10 às 16 horas. Aos fins de semana, o funcionamento será das 10 às 15 horas. Já os shoppings, incluindo praça de alimentação, funcionam das 12 às 18 horas. Aos fins de semana, abrem das 12 às 17 horas.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

volta dos eventos presenciais no Ceará; turismo; Abav; Ceará; Abav Expo

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar