Retomada da economia requer 56% dos brasileiros vacinados, diz UBS BB

Segundo o estudo, até setembro os brasileiros acima de 30 anos já estariam vacinados, o que possibilitaria a reabertura, inclusive, de atividades que dependem de maior presença de público.

A chamada imunidade de rebanho clássica, de pouco mais de 70% da população, deve ser atingida no Brasil somente no fim de 2021. As projeções são de um estudo da joint venture UBS BB Investment Bank que mostra, no entanto, que uma retomada da economia de forma plena poderia vir antes disso, a partir de outubro, quando os brasileiros acima dos 30 anos já estiverem vacinados.

Esse grupo responde por 56% da população. Percentual que, segundo a equipe econômica para Brasil do banco, pode ser considerado a “imunidade de rebanho efetiva” no País. 

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

As informações são da Valor Econômico. De acordo com o estudo, assinado pelo economista-chefe do UBS BB, Alexandre de Ázara, e pelo economista Fabio Ramos,  é possível que mais de 90% dos brasileiros acima de 30 anos estejam vacinados até o fim de setembro. O que possibilitaria liberar até o funcionamento de atividades que dependem de maior presença do público e, consequentemente, levar a uma retomada mais rápida da economia a partir de outubro.

Os números da UBS BB diferem, no entanto, das projeções mais recentes feitas pelo ministro da Saúde, Marcelo Queiroga. No fim de abril, ele afirmou que a vacinação de idosos e dos demais grupos prioritários será concluída até setembro. O Governo ainda não chegou a informar uma previsão para a imunização de brasileiros mais jovens.

 




 

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

retomada da economia vacinação reabertura das atividades UBS BB

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar