Pix Saque e Pix Troco têm potencial de reduzir falta de caixa eletrônico em cidades menores

Conforme pesquisa feita pela Banco Central, 50% da população adulta já têm uma chave no Pix. Serviços vão permitir a retirada de dinheiro nos comércios

O Banco Central (BC) realizou na manhã desta segunda-feira, 10, uma coletiva de imprensa sobre a Consulta Pública do Pix Saque e Pix Troco. A apresentação foi feita pelo chefe do Departamento de Competição e de Estrutura do Mercado Financeiro, Ângelo Duarte, e do chefe adjunto, Carlos Eduardo Brandt, que frisaram a importância da inovação para reduzir a desigualdade no acesso a pontos de saques, escassos em municípios menores.

Por meio destes novos serviços será possível aos usuários do Pix Saque recursos em estabelecimentos comerciais ou prestadores de serviços, o que amplia as opções às agências bancárias e aos caixas eletrônicos. A previsão é que as duas novas ferramentas comecem a funcionar no segundo semestre. Por meio do Saque Pix o usuário poderá retirar recursos de sua conta sem que haja qualquer transação comercial com o estabelecimento.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Já o Pix Troco estará associado a uma compra de um produto ou serviço. Ao pagar por meio do Pix, o usuário poderá fazer a previsão de um "troco" em espécie e retirar o dinheiro.

De acordo com Ângelo Duarte, "os serviços do Pix veio para incentivar a eletronização dos pagamento". Ele comemora o avanço do uso do serviço no País e conta que 50% da população adulta já tem uma chave no Pix. Durante a coletiva ele afirmou que o Saque Pix poderá trazer uma redução da desigualdade no acesso a pontos de saques, com baixa presença em periferias e municípios pequenos.

“O serviço de saques no Brasil é prestado de forma bastante assimétrica. Você tem municípios em que não têm nenhum local de saque. Isso traz um baixo nível de satisfação com relação a esses serviços, pois as pessoas precisam se deslocar a grandes distâncias para ter acesso”, conclui.

O chefe adjunto, Carlos Eduardo Brandt, também reforça esse ponto, “as novas utilidades do Pix podem aumentar a capilaridade de pontos de saque para os usuários finais e melhorar as condições de oferta de saque pelas instituições digitais, promovendo maior competição no Sistema financeiro do Brasil (SFN)”, comenta.

LEIA TAMBÉM

| Pix: BC lança consulta para permitir saque de dinheiro no comércio |

Brandt conta que o serviço estará disponível para todas as pessoas que possuem conta em qualquer participante do Pix. O intuito do projeto é dar confiança às pessoas no processo de eletronização dos pagamentos.

“É um incentivo para que as pessoas entrem no ambiente eletrônico com mais confiança. Você precisa dar à população o sentimento de que a qualquer momento ela vai poder sacar os seus recursos da conta bancária e vai poder usar o papel moeda para realizar o pagamento”, conclui.

Para que o agente saque oferte o Pix Saque e o Pix Troco ele só precisará firmar um contrato bilateral com o participante Pix e definir suas condições de oferta que oferecerá o serviço [se vai ofertar o Pix Saque, Pix Troco ou os dois e os horários em que vai atuar com os serviços Pix]. Até agora o BC prevê um limite máximo para saque de R$ 500 por dia.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Pix Pix Saque Pix Troco

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar