Bolsonaro veta prorrogação do prazo para declaração do IR

Dentre as justificativas para a negativa, é que o aumento do prazo de pagamento do imposto de renda para 31 de julho, mas com manutenção do cronograma de restituição, acarretaria fluxo de caixa negativo para a União

O presidente da República, Jair Bolsonaro (sem partido), comunicou nesta quinta-feira, 6, ao Senado, que decidiu vetar integralmente o Projeto de Lei n o 639, de 2021, que prorroga o prazo para julho a apresentação da Declaração de Ajuste Anual do Imposto sobre a Renda da Pessoa Física (IRPF) 2021.

LEIA MAIS | Equipe econômica pede que Bolsonaro vete prorrogação da entrega de IR

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Para a decisão, ele afirma que ouviu as razões do Ministério da Economia, que manifestou-se pelo veto da mudança da data-limite para 31 de julho de 2021. Dentre as justificativas, como o projeto mantém o cronograma mensal previsto para a restituição do IRPF, enquanto que estende o prazo para pagamento do imposto de renda apurado na declaração por três meses, a consequência seria fluxo de caixa negativo.

Isso porque a arrecadação bruta menor que as restituições pode prejudicar além da receita da União, a dos estados e dos municípios, por impactar o repasse dos recursos destinados ao Fundo de Participação dos Estados e do Distrito Federal (FPE) e Fundo de Participação dos Municípios (FPM).

Ainda segundo os argumentos do Ministério, a prorrogação afetará o reingresso de recursos referentes à devolução do auxílio emergencial recebido indevidamente em 2020 aos cofres públicos, que será feita por meio da DIRPF 2021.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

imposto de renda declaraçao veto prazo prorrogacao bolsonaro

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar