Webinar O POVO: Educação fiscal é tema de painéis virtuais nesta quinta-feira, 29

Webinar promovido pelo O POVO vai explicar a função dos tributos e a importância de acompanhar a aplicação dos recursos públicos. Prefeitos dos municípios do Ceará, gestores públicos, estudiosos do tema e a população em geral formam o público-alvo

A educação fiscal é um dos déficits no ensino brasileiro e entender a importância de acompanhar os recursos públicos e saber por que pagamos tributos são iniciativas fundamentais para exercermos a cidadania de forma plena. É nesse sentido que O POVO promove nesta quinta-feira, 29, o webinar "Cidadania e Solidariedade Fiscal: Diálogos para uma sociedade mais justa", a partir das 18 horas, com transmissão pelo Zoom e redes sociais do O POVO. O evento é voltado para prefeitos dos municípios do Ceará, gestores públicos, estudiosos do tema e a população em geral.

FAÇA SUA INSCRIÇÃO | WEBINAR "Cidadania e Solidariedade Fiscal: Diálogos para uma sociedade mais justa"

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Para conversar com o público sobre o tema, O POVO convidou Marcelo Lettieri, que tratará do tema "Educação fiscal no contexto social. Para que educação fiscal?". O painel seguinte conta com a palestra de Marciano Buffon falando sobre a "Função social dos tributos. Tributação e solidariedade fiscal". Para fechar o webinar, Fabrizio Gomes falará sobre "Gestão fiscal e financeira de recursos públicos. Ações implementadas na pandemia".

Na abertura, presenças do presidente executivo do Grupo de Comunicação O POVO, João Dummar Neto; da secretária da Fazenda do Estado, Fernanda Pacobahyba; do superintendente da Receita Federal, João Batista Barros; e da secretária das Finanças de Fortaleza, Flávia Cavalcante.

Projeto

O tema também será tratado em cinco matérias no O POVO Online, além de documentários na internet e programas de TV. O material será veiculado entre os dias 26 e 30 de abril. Todo o conteúdo estará disponível no site especial do projeto: especiais.opovo.com.br/cidadaniafiscal

O projeto "Cidadania e Solidariedade Fiscal: Diálogos para uma sociedade mais justa" tem a coordenação geral de Valéria Xavier. O Governo do Estado do Ceará apoia a iniciativa.

Veja a programação completa deste primeiro Webnar sobre Educação Fiscal

18h – Cerimônia de abertura

18h10min – Painel 1. Educação fiscal no contexto social. Para que educação fiscal?
Palestrante: Marcelo Lettieri

Auditor-Fiscal da Receita Federal e Diretor Técnico do Instituto Justiça Fiscal. Graduado em Engenharia Mecânica-Aeronáutica pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), com Mestrado e Doutorado em Economia pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE); é professor colaborador e pesquisador da Universidade Federal do Ceará (UFC) e Professor Convidado do FGV/Management da Fundação Getúlio Vargas (FGV), da Escola Superior do Ministério Público de São Paulo, da Unifor e da FA7. É Diretor de Estudos Técnicos da Delegacia Sindical do Sindifisco Nacional no Ceará.

Moderadora: Sandra Machado

Mestre em Administração (Unifor), Diplomada em Desenvolvimento Regional (Universidade de Barcelona – Espanha), Especialista em Contabilidade e Controle (Unifor), graduada em Ciências Contábeis (UFC), Administração de Empresas (Unifor) e Psicologia (FBUni).

19h05min – Painel 2. Função social dos tributos. Tributação e solidariedade fiscal
Palestrante: Marciano Buffon

Pós-Doutor em Direito pela Faculdad de Derecho de la Universidad de Sevilla, Espanha. Doutor em Direito - ênfase em Direito do Estado - pela Unisinos, com período de pesquisa na Universidade de Coimbra - Mestre em Direito Público. Advogado Tributarista, com especialização em Direito Empresarial, Professor de Direito Tributário na Unisinos (São Leopoldo/RS) e em cursos de pós-graduação (especialização) em Direito Tributário noutras instituições. Professor no Programa de Pós-Graduação em Direito (Mestrado) da Unisinos. Sócio/Consultor jurídico-fiscal Buffon & Furlan Advogados Associados. Membro do Conselho Técnico de Assuntos Tributários, Legais e Financeiros da Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul (FIERGS).

Moderadora: Liana Machado

Secretária Executiva da Receita Estadual, Mestre em Planejamento e Políticas Públicas pela Universidade Estadual do Ceará (Uece), Especialista em Direito Público pela Universidade de Fortaleza (Unifor), graduada em Serviço Social pela Universidade Estadual do Ceará (Uece) e em Direito pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Ocupa o cargo de Auditora Fiscal da Receita Estadual desde 1990.


20h – Painel 3. Gestão fiscal e financeira de recursos públicos. Ações implementadas na pandemia
Palestrante: Fabrizio Gomes

Secretário Executivo do Tesouro e Metas Fiscais, graduado em Economia pela Universidade Católica de Salvador (Ucsal), Mestre em Economia pela Universidade Federal do Ceará (UFC) e doutorando em Economia pela UFC. Ocupa o cargo de Auditor Fiscal Contábil Financeiro da Receita Estadual desde 2007.

Moderador: João Mário de França

Professor do Curso de Pós-Graduação em Economia (Caen/UFC) e atualmente ocupa o cargo de Diretor Geral do Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará (Ipece).

21h – Encerramento

SERVIÇO

Webinar “Cidadania e Solidariedade Fiscal: Diálogos para uma sociedade mais justa”
Dia 29 de abril

Das 18h às 21 horas
Onde: Pela plataforma Zoom e pelos perfis do O POVO no Facebook e no YouTube
Mais informações: especiais.opovo.com.br/cidadaniafiscal

Inscrições em: https://is.gd/y0CNH8

 

Webdoc 01

No primeiro vídeo do projeto Cidadania e Solidariedade Fiscal, a superintendente do núcleo de cidadania fiscal da Secretaria da Fazenda do Ceará, Iara Palácio, explica o que é educação fiscal e a sua importância para todos da sociedade.

 

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

economia educação fiscal webnar solidariedade fiscal sefaz formação

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar