Censo 2021 não será realizado por falta de recursos, confirma Governo

A pesquisa será adiada após ter 90% da verba cortada por parlamentares

O secretário especial de Fazenda do Ministério da Economia, Waldery Rodrigues, confirmou nesta sexta-feira, 23, que o Censo Demográfico não será realizado em 2021. De acordo com informações do portal de notícias G1, o gestor informou que a pesquisa, realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), será adiada por não haver "previsão orçamentária" para a sua realização. 

"As razões do adiamento foram colocadas no momento em que o Censo não teve o recurso alocado no processo orçamentário e, como falado aqui, novas decisões sobre alocação e realização do Censo têm a fase preparatória, serão comunicadas, sempre atentando para as orientações que, do ponto de vista da saúde, vierem determinadas pelo Ministério da Saúde", destacou o secretário em comunicado. 

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

| LEIA MAIS |

Saldo da carteira de crédito dos bancos deve crescer 1,1%, diz Febraban

Governo não corre risco de parada em nenhum dos ministérios, diz secretário

O anúncio é feito cerca de um mês após parlamentares cortarem a verba destinada para a realização da pesquisa, em medida tomada durante a tramitação do Orçamento no Congresso Nacional. Na ocasião, foi decidido que o valor encaminhado ao IBGE cairia de R$ 2 bilhões para R$ 71 milhões, uma redução de 90%.

O órgão já havia se posicionado contrário ao corte, alegando que seria inviável realizar a pesquisa com esse orçamento, além de ter cancelado a aplicação das provas presenciais objetivas do concurso que seriam aplicadas neste mês de abril. Os exames seriam para vagas temporárias de: recenseador, agente censitário municipal e agente censitário supervisor. 

A pesquisa é realizada a cada dez anos e colhe dados para, entre outros, identificar as condições de vida da população brasileira. Ela estava prevista para ser executada em 2020, no entanto, a pandemia da Covid-19 fez com que fosse adiada para este ano. 

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

censo 2021 cancelado adiamento do censo governo adia censo censo demográfico falta recursos

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar