Contribuintes podem doar parte do imposto de renda para projetos sociais; saiba como

Interessados poderão destinar até 6% do tributo ou da restituição para organizações sociais de qualquer lugar do País

Com início no dia 1º de março e se estendendo até o dia 30 de abril, a declaração do imposto de renda abre margem para ações de solidariedade. Por meio da Lei 13.797, sancionada em 2019, pessoas físicas podem optar por destinar até 6% do tributo ou da restituição para projetos sociais de todo o País, sendo o valor deduzido ainda na declaração.

LEIA TAMBÉM | Confira regras e novidades do Imposto de Renda 2021

A doação pode ser feita no ato da prestação de contas com a União e permite que até 3% da taxação seja destinada para fundos controlados por conselhos municipais, estaduais e nacionais de proteção e garantia de direitos dos idosos. Os 3% restantes devem ser direcionados para projetos que atuem no auxílio à criança e ao adolescente, bem como para trabalhos de incentivo ao esporte, à cultura e à saúde.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Mesmo com a delimitação, o contribuinte poderá realizar doações de repasses mais elevados, contudo, o excedente de 6% não será deduzido no imposto a pagar, não sendo possível o parcelamento do valor doado.

Os cálculos das porcentagens e delimitação dos valores serão feitos automaticamente pelo sistema da Receita Federal, no ato do preenchimento da declaração. Para isso, basta escolher o modelo completo no site da União e selecionar a opção “Doações diretamente na declaração”. O programa emitirá um boleto de arrecadação a ser pago até o dia 30 de abril para finalizar a doação.

LEIA MAIS | Declaração pré-preenchida do IR pode estar disponível amanhã

No Ceará, o Instituto Nordeste Cidadania (Inec) é uma das entidades que estão realizando campanhas de incentivo, pedindo que os contribuintes adotem a medida. Pedindo doações para o Fundo da Criança e Adolescente de Maracanaú (FIA), o Instituto pretende assegurar o funcionamento do projeto LABInec, um espaço colaborativo para a formação de novos talentos e inclusão digital e social de crianças e jovens de 10 até 21 anos.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

realizar doações imposto renda como doar imposto renda declarar imposto renda 2021 que declarar imposto renda como declarar ações imposto data restituição imposto renda auxilio emergencial imposto renda programa aplicativo imposto renda

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar