Fortaleza tem a maior inflação do Brasil em todos os critérios analisados pelo IBGE

O resultado de Fortaleza no mês de fevereiro foi de alta de 0,95%, puxado pelo segmento de gastos com Educação, que variou em 7,44% no mês, principalmente por causa da alta dos cursos regulares (8,86%). Em 12 meses, inflação em Fortaleza supera 6,4%, a maior do País com sobras para as demais capitais

O resultado de Fortaleza no índice prévio da inflação de fevereiro revela alta de mais 0,95%, praticamente o dobro da média nacional no mesmo período, de 0,48%. Em 12 meses, inflação em Fortaleza supera 6,4%, a maior do País com sobras para as demais capitais. Nos dois meses de 2021, o acumulado da inflação já chegou a 1,93%, enquanto o índice nacional é de 1,26%.

O resultado da Capital foi puxado pelo segmento de gastos com Educação, que variou em 7,44%, principalmente por causa da alta dos cursos regulares (8,86%). Outras altas significativas que influenciaram o resultado foram da taxa de água e esgoto, de 6,12% no mês após o reajuste de 12,25% passar a valer em 29 de janeiro. Os dados são do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo 15 (IPCA-15), divulgado nesta quarta-feira, 24, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Brasil

O IPCA-15, que mede a prévia da inflação oficial do País, registrou taxa de 0,48% em fevereiro. O índice ficou abaixo do 0,78% observado em janeiro deste ano mas acima do 0,22% de fevereiro do ano passado. Os dados foram divulgados nesta quarta-feira, 24, pelo IBGE. O IPCA-15 acumula taxas de inflação de 1,26% no ano e de 4,57% no período de 12 meses.

A taxa da prévia de fevereiro foi influenciada principalmente pelos transportes, que registraram inflação de 1,11%, devido à alta de preços de itens como a gasolina (3,52%), óleo diesel (2,89%), etanol (2,36%) e gás veicular (0,61%).

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

INFLAÇÃO EM FORTALEZA ALTA DE PREÇOS EM FORTALEZA PESO DA INFLAÇÃO ORÇAMENTO GASTOS COM EDUCAÇÃO IBGE

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar