Líderes parabenizam chegada de Okonjo-Iweala, 1ª mulher no cargo máximo da OMC

A diretora-gerente do Fundo Monetário Internacional (FMI), Kristalina Georgieva, escreveu que são "notícias fantásticas para o mundo e para as mulheres" no Twitter

A nova secretária-geral da Organização Mundial do Comércio (OMS), Ngozi Okonjo-Iweala, afirmou nesta segunda, 15, que, com sua posse, o modelo de práticas usuais deve ser esquecido no órgão. A nigeriana afirmou estar "honrada" em ser a primeira mulher e africana a chegar ao cargo, e que está pronta para assumir os desafios da OMC. "O trabalho real começa agora", escreveu no Twitter, após os membros da organização terminarem a eleição, que descreveu como histórica. Ao longo do dia, diversos líderes mundiais congratularam Okonjo-Iweala.

LEIA MAIS | Brasil colaborará com diretora da OMC para promover livre comércio

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

A diretora-gerente do Fundo Monetário Internacional (FMI), Kristalina Georgieva, escreveu que são "notícias fantásticas para o mundo e para as mulheres" no Twitter, afirmando desejar "tudo de bom no emprego de suas tremendas habilidades e experiência para a cooperação multilateral no comércio". Presidente de outra organização internacional, o líder do Banco Mundial, David Malpass, chamou a escolha de "excelente" e disse "estar ansioso para um novo relacionamento de trabalho forte", também na rede social.

Em meio às críticas de Okonjo-Iweala contra o nacionalismo na vacinação contra a covid-19, o diretor-geral da Organização Mundial da Saúde (OMS), Tedros Adhanom, afirmou que a nigeriana tem as habilidades para ser a "líder perfeita" da OMC. Entre os desafios que Adhanom colocou, esteve a equidade na vacinação.

Com apoio importante da União Europeia, as principais autoridades do bloco congratularam a líder. A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, afirmou no Twitter apoiar "a reforma da OMC e a ajudaremos a proteger o sistema comercial multilateral baseado em regras". Além disso, escreveu que a "Europa apoia totalmente você". Na mesma rede social, o presidente do Conselho Europeu, Charles Michel, afirmou que a ex-ministra das Finanças da Nigéria tem "total apoio da UE". "Você traz uma riqueza de experiência e conhecimento em um momento em que a OMC precisa de reforma", escreveu.

Na mesma linha, o Alto Representante da UE, Josep Borrell, escreveu que o bloco "apoiará inteiramente os seus esforços para reforçar ainda mais a OMC como pilar do multilateralismo, que é essencial para uma recuperação justa e resiliente para todos".

Mais cedo, a Reuters noticiou que a China através do seu Ministério do Comércio afirmou ter "total confiança" na nigeriana.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

líderes parabenizam Ngozi Okonjo-Iweala nova diretora omc Ngozi Okonjo-Iweala diretora nigeriana omc

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar