Taxa de desemprego no Brasil vai para 14,1%; a mais alta para o trimestre desde 2012

Quando se compara o trimestre imediatamente anterior (encerrado em agosto), cuja taxa foi de 14,4%, o cenário é de estabilidade

A taxa de desemprego no Brasil foi de 14,1% no trimestre encerrado em novembro do ano passado, alcançando 14 milhões de desempregados. O resultado é o maior da série histórica da pesquisa, iniciada em 2012, para este trimestre móvel. A divulgação da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad Contínua) foi realizada nesta quinta-feira, 28, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística.

Mas, quando se compara o trimestre imediatamente anterior (encerrado em agosto), cuja taxa foi de 14,4%, o cenário é de estabilidade. E na análise com igual período de 2019 (11,2%) há aumento de 2,9 pontos percentuais. 

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Em relação ao número de pessoas ocupadas, houve alta de 4,8% no trimestre encerrado em novembro, correspondendo a 85,6 milhões de cidadãos. São 3,9 milhões de pessoas a mais no mercado de trabalho em relação ao trimestre anterior. Com isso, o nível de ocupação subiu para 48,6%.

De acordo com a analista da pesquisa do IBGE, Adriana Beringuy, o crescimento da ocupação é explicado pelo retorno das pessoas ao mercado de trabalho após a flexibilização das medidas adotadas para combate da pandemia de Covid-19 e pela sazonalidade de fim de ano especialmente no comércio.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

PNAD ibge desemprego emprego desocupação ocupação trimestre encerrado em novembro 2020

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar