Internautas usam Pix para paquerar e Banco Central se manifesta

Usuários interessados em receber gratificações começaram a divulgar suas chaves Pix nas redes sociais e Banco Central salientou que a ferramenta "é um meio de pagamento, não uma rede social"

O Banco Central (BC) alertou usuários do Pix, novo sistema de transferências instantâneas, quanto à divulgação de dados sensíveis nas redes sociais. Isso porque nos últimos dias o Pix tem sido utilizado por alguns internautas para enviar flertes junto de quantias simbólicas a pessoas em quem estão interessados.

LEIA MAIS | Em um mês, R$ 83,4 bilhões foram movimentados via Pix, diz BC

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

A prática viralizou depois que um usuário contou em uma publicação que seu primo havia bloqueado a ex-namorada de todas as redes sociais e ela enviou ao rapaz uma sequência de transferências no valor de R$0,01 via Pix com pedidos para reatar o namoro.

Onda de flerte por Pix começou com tweet sobre ex-namorada bloqueada que enviou transferências de 1 centavo
Onda de flerte por Pix começou com tweet sobre ex-namorada bloqueada que enviou transferências de 1 centavo (Foto: Reprodução/Twitter)

 

Rapidamente, pessoas interessadas em receber gratificações começaram a divulgar suas chaves Pix, que possibilitam as movimentações bancárias sem a necessidade de compartilhar dados como número de conta e agência.

LEIA MAIS | Enel recebe autorização da Aneel para que conta de luz seja paga com Pix no Ceará

Em resposta, o BC salientou que o Pix “é um meio de pagamento, não uma rede social” e advertiu os usuários quanto à exposição de dados sensíveis como CPF e número de telefone, duas possibilidades de chave. Uma opção mais segura é a chave aleatória, que gera um código específico para cada usuário.

Apesar de não haver uma previsão de quando será possível bloquear pessoas dentro do Pix, o Banco Central lembrou que os aplicativos bancários oferecem a possibilidade de não receber notificações de novos pagamentos via Pix.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

PIX PARA PAQUERAR BANCO CENTRAL BANCO CENTRAL DO BRASIL BANCO CENTRAL SE MANIFESTA FLERTE PELO PIX

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar