PUBLICIDADE
Economia
NOTÍCIA

Zara e Forver 21 fecham lojas no Brasil, mas Ceará não é afetado

Cidades como São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília serão afetadas. A decisão não altera o funcionamento das lojas em Fortaleza

14:00 | 22/01/2021
Cidades como São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília serão afetadas (Foto: divulgação Iguatemi) (Foto: (Foto: divulgação Iguatemi))
Cidades como São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília serão afetadas (Foto: divulgação Iguatemi) (Foto: (Foto: divulgação Iguatemi))

As varejistas de moda Zara e Forever 21 estão encerrando as atividades de algumas de suas lojas pelo País. No Ceará, as marcas mantêm o funcionamento. As concorrentes apresentam motivos diferentes para a adoção da medida. 

A rede oriunda da Espanha, Zara, atribui o encerramento a um processo de virtualização da marca. Ainda durante o primeiro semestre de 2020, a Inditex, maior varejista de roupas do mundo, dona da rede, anunciou um plano de 2,7 bilhões de euros, além de prever o fechamento de 1.200 lojas.

O grupo tem o objetivo de que a venda online represente 25% do total do faturamento até 2022. Em 2019, esse percentual era de 14%. As informações foram apresentadas pelo periódico Financial Times. Lojas em cidades como Joinville-SC, Uberlância-MG, Campo Grande-MS, Vila Velha-ES, São Bernardo do Campo-SP e São José-SC devem ter o funcionamento interrompido.

Já a Forever 21 está em processo de recuperação judicial desde 2019, nos Estados Unidos. No Brasil, 11 lojas devem fechar ainda em 2021. Cidades como São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília serão afetadas.

Em Fortaleza, a Forever 21 está no Shopping Iguatemi, que informou que o funcionamento da loja não foi afetado com as novas medidas, bem como como da Zara, que segue em funcionamento. O Shopping Riomar Fortaleza também informou que a decisão não altera o funcionamento da Zara.