Confira como consultar o quarto lote de restituições do Imposto de Renda 2020 e o que fazer se o valor não estiver creditado
O contribuinte poderá sacar o dinheiro a partir de 31 de agosto na conta indicada para o ajuste anualReceita Federal liberou nesta segunda-feira, 24, a consulta ao quarto e penúltimo lote de restituições do Imposto de Renda da Pessoa Física (IRPF) de 2020 (ano-base 2019). Para verificar se está na leva de devoluções, o contribuinte deve acessar o site da Receita Federal ou o aplicativo Pessoa Física.
São contemplados 4.479.172 contribuintes que transmitiram suas declarações até 18 de junho, sem pendências ou incorreções. A partir do dia 31 de agosto, eles poderão sacar um montante de R$ 5,7 bilhões. O dinheiro será depositado na conta indicada na declaração de ajuste anual.
Confira o passo a passo de como consultar se está na lista:
-Acesse o site da Receita Federal e informe CPF, data de nascimento e ano de exercício 2020. Digite os caracteres da imagem e aperte "Avançar".
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Assine- Se o contribuinte estiver no quarto lote, aparecerá a mensagem "Situação da restituição: creditada". O sistema informará ainda os dados da conta cadastrada para o recebimento, em 31 de agosto.
- Caso o contribuinte ainda não esteja neste lote, aparecerá a mensagem "Processada - em fila de restituição". Nesse caso, a restituição será na próxima leva.
- Caso a declaração não tenha sido processada, o contribuinte deverá entrar na página da Receita Federal. No Portal e-CAC, será possível acessar o serviço "Meu Imposto de Renda". Após o cadastro, é possível verificar a situação do processamento da Declaração do Imposto de Renda sobre a Pessoa Física, quanto à existência de eventuais pendências, imprimir Darf para pagamento de quotas, débitos em atraso, obter informações sobre a restituição do IRPF, obter a 2ª via do recibo de entrega de declarações, entre outras ações.
Se não estiver creditada na conta:
Caso o valor não seja creditado, o contribuinte poderá contatar pessoalmente qualquer agência do Banco do Brasil ou ligar para a Central de Atendimento pelos telefones 4004-0001 (capitais), 0800-729-0001 (demais localidades) e 0800-729-0088 (telefone especial exclusivo para deficientes auditivos) para agendar o crédito em conta-corrente ou poupança, em seu nome, em qualquer banco.
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