Vendas por aplicativo de produtos de supermercado crescem até 1.000%
Legumes, frutas e verduras estão entre os itens mais vendidos pelos estabelecimentos associados à MercadApp, startup especializada em e-commerce para supermercados
Ainda que supermercados sejam serviços essenciais e tenham funcionado durante toda a pandemia do novo coronavírus, o uso de aplicativos de entrega em domicílio (delivery) tem sido alternativa para estabelecimentos incitarem vendas e oferecerem comodidade aos consumidores. De acordo com a startup especializada em e-commerce para supermercados MercadApp, a procura por "feiras virtuais" tem feito com que vendas em lojas disparem e cheguem a quase 1.000% de crescimento.
Segundo Thiago Sena, gerente comercial e de marketing da MercadApp, a pandemia impulsionou o crescimento de vendas online dos supermercados. “Consumidores passaram a comprar por meio de aplicativos de delivery para evitar a contaminação pelo vírus e garantir comodidade”, destaca.
É + que streaming. É arte, cultura e história.
De acordo com o gerente, a startup atende atualmente 45 lojas no Ceará e mais de 100 supermercados distribuídos em 16 outros estados brasileiros. No mês de março, início do isolamento social no Brasil, a média do crescimento de vendas realizadas pelo aplicativo da MercadApp e das plataformas virtuais criadas para os supermercados atingiu 400%, com algumas lojas chegando a registrar aumento de 1.000% das vendas online.
Em abril, a média do crescimento de vendas virtuais desses supermercados foi de 98,48% em relação a março e, em maio, o crescimento registrado foi de 50% sobre o mês anterior. Entre os supermercados do Ceará que disponibilizam o serviço de feiras online no aplicativo estão Super Lagoa, Center Box, Pinheiro e Guará.
Já em relação aos itens mais vendidos pelos supermercados por meio dos aplicativos durante os quase três meses de isolamento social, a MercadApp informou ao O POVO que consumidores têm escolhido com mais frequência e em maior quantidade itens necessários a alimentação, como frutas, legumes e verduras.
Confira a lista com os itens mais escolhidos em compras feitas por apps de supermercado:
Banana prata
Batata inglesa
Limão taiti
Laranja 200g
Laranja pera
Cebola branca
Cenoura
Tomate extra
Tomate
Maracujá
Maçã nacional
Goiaba vermelha
Banana nanica
Batata doce
Maçã nacional
Pimentão verde
Alho Grande
Queijo mussarela Fatiado
Beterraba
Achocolatado líquido nestlé nescau 200ml
Coentro unidade
Chuchu
Leite uht integral betânia 1L
Presunto de peru sadia fatiado
Leite longa vida jaguaribe integral 1L
Leite condensado Betânia 395g
Flocao milho dona clara 500g
Creme de leite itambé 200g
Cerveja Heineken long neck 330ml
Saiba como utilizar o aplicativo
A MercadApp atua criando e monitorando plataformas de vendas online para supermercados. Além disso, a startup tem o próprio aplicativo, que permite que o consumidor realize compras de forma virtual na loja mais perto da sua residência. A plataforma pode ser baixada na Play Store (para smartphones Android) ou na App Store (plataforma iOS).
Passo a passo
Depois de baixar o aplicativo e cadastrar o CEP para localização da área, o cliente tem como opções “supermercado” e “mercado”. Ao escolher qual deseja, ele deve ter disponível todos os estabelecimentos parceiros do aplicativo na sua região, clicando no que desejar. No canto superior da tela, serão disponibilizadas categorias como ofertas, açougue, biscoitos e bebidas.
O cliente pode analisar todos os produtos e clicar no que desejar, escolhendo quantidade e adicionando ele no carrinho, colocado de forma figurativa no canto inferior da tela. Para finalizar a compra, o usuário precisa aguardar as opções carregarem no carrinho.
Acesse a cobertura completa do Coronavírus >
Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente