Participamos do

Nordeste apresenta crescimento no setor industrial de construção

Pesquisa Anual da Indústria da Construção de 2018 (PAIC) aponta perspectivas positivas do setor na região
11:00 | Mai. 27, 2020
Autor Victor Hugo Pinheiro
Foto do autor
Victor Hugo Pinheiro Repórter do Esportes O POVO
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou nesta quarta-feira, 27, a Pesquisa Anual da Indústria da Construção de 2018 (PAIC). O Nordeste apresentou ascensão de 1,9 ponto percentual nos seguintes quesitos: valor de incorporações, obras e serviços de construção. Já o Sul mostra o maior crescimento do Brasil no período, com 5,2 pontos percentuais, sendo a única região com alta nos últimos 10 anos.

A PAIC retrata as características do setor industrial de construção no País e aborda as variáveis como valor de incorporações, obras e serviços da construção, pessoal ocupado, salários e características regionais da atividade. São observadas as séries históricas entre 2009 e 2018.

No quesito observado - valor de incorporações, obras e serviços de construção -, o Nordeste apresentava 16,8% em 2009, já em 2018, o número chegou a 18,7%. Entretanto na série histórica do quesito de pessoal ocupado, a região tinha 20,5% em 2009, caindo para 20,4% em 2018.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

O comportamento da série histórica, entre 2009 e 2018, mostra que mesmo em período de crise, o Sul aumentou sua participação no valor de incorporações, obras e serviços da construção. Por outro lado, o Norte apresentou a maior redução de participação, muito em função da paralisação dos projetos de infraestrutura na região.

É importante ressaltar que, em 2018, o PIB brasileiro repetiu a taxa de crescimento de 1,3% do ano anterior, registrando uma tendência de recuperação. Apesar de panorama de evolução da época, o setor de construção não seguiu o crescimento econômico e acabou sendo o único negativo, com 3,8% de queda. Já o destaque positivo ficou para comércio de uma forma geral e serviços.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar