No Ceará, volume de serviços cai 5,2% em março deste ano
Pesquisa Mensal de Serviços, do IBGE, também mostra a queda das atividades turísticas no Estado, em virtude da pandemia de coronavírus
O setor de serviços apresentou uma queda de 5,2% na transição de fevereiro para março deste ano, no Ceará. Esse resultado é o mais negativo desde fevereiro de 2018, quando caiu em 6,9%. No comparativo com a transição entre janeiro e fevereiro de 2020, o índice havia recuado 1,6%. Esses dados são fornecidos pela Pesquisa Mensal de Serviços, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Em comparativo com o mesmo março do ano passado, o volume de serviços já havia caído em 3,1%. Com isso, a taxa acaba negativando neste período pelo segundo ano consecutivo. Levando em consideração o acumulado do ano - janeiro a março -, os serviços registraram variação negativa de 0,7% em relação ao igual período de 2019. Já nos últimos 12 meses, apresenta alta de 1,6%.
É + que streaming. É arte, cultura e história.
Um dos setores mais impactados no Estado foi o do turismo, visto que as atividade caíram em 31% no mês de março. O recuo é explicado pelas medidas preventivas adotadas no território cearense para controlar a propagação de coronavírus (Covid-19). Este indicador já apresentava seis taxas positivas consecutivas.
Em relação aos dados nacionais, o volume do setor de serviços caiu 6,9% na passagem de fevereiro para março deste ano. O que representa a maior queda do indicador desde o início de sua série histórica, em janeiro de 2011. O recuo mais intenso foi observado no último terço de março, quando foram impostas as medidas de isolamento para evitar a disseminação do coronavírus.
Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente