Participamos do

Bolsa: "É muito cedo para falarmos sobre o fim dessa série de quedas", diz economista

Álvaro Villa acredita que a recuperação passa pela diminuição ou controle da Covid-19, que vem causando insegurança no mercado financeiro
19:49 | Mar. 12, 2020
Autor Samuel Pimentel
Foto do autor
Samuel Pimentel Jornalista no OPOVO
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

Os efeitos nos mercados financeiros ao redor do mundo devem continuar enquanto uma solução médica não for encontrada para controlar a pandemia de Coronavírus (Covid-19) ao redor do mundo. Isso é o que avalia o economista e responsável pela mesa de operações da Messem Investimentos, Álvaro Villa. Ele aponta que no longo prazo é possível recuperar perdas, mas a pauta urgente é remediar as perdas.

"É muito cedo para falarmos sobre o fim dessa série de quedas, ainda temos cerca de 14 dias para confirmações numerosas do Covid-19 e a insegurança do mercado seguirá acentuada. Toda atenção é necessária para administração dos investimentos", comenta.

Os impactos nos mercados já são visíveis. Somente na Bolsa brasileira, a B3, nesta semana, o mecanismo de circuit breaker, que interrompe as negociações após perdas superiores a 10% no dia, foi acionado pela quarta vez, um recorde. Somente nesta quinta-feira, 12, o alarme foi acionado duas vezes e a desvalorização foi de quase 18%.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Na avaliação de Álvaro, a forte queda na Bolsa de Valores, ocorreu principalmente com o aumento de casos do Covid-19 no País. "A queda livre se deve ao fato de o Brasil registrar rápido aumento no número de casos do Coronavírus, aliado à declaração da chanceler alemã, Angela Merkel, de que 70% dos alemães possuem grandes chances de serem contaminados", observa.

Juros

O economista acredita que medidas como a redução dos juros podem contribuir no momento de recuperação econômica. "Nos cabe, também, já discutirmos sobre as possibilidades de recuperação econômica. O que será feito? É necessário que a próxima reunião do Copom [na próxima quarta-feira, 18 de março], reduza, no mínimo, mais 1% da Taxa Selic, pois o sistema monetário deve ser o primeiro a se movimentar, seguido por disponibilização de incentivos fiscais para setores e, então, definições regulatórias, para reiniciarmos o ciclo de estímulo econômico".

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar