Logo O POVO+

Jornalismo, cultura e histórias em um só multistreaming.

Participamos do

Economia cearense deve crescer 2,38% e fica acima da projeção nacional em 2020, diz estudo

Levantamento foi feito pelo Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará (Ipece), levando em conta o contexto econômico estadual e nacional de 2020

De acordo com o enfoque econômico n° 213 do Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará (Ipece) divulgado nesta segunda-feira, 27, a economia do Ceará deve crescer acima da nacional em 2020. O estudo projeta uma taxa de crescimento de 2,38% para o Produto Interno Bruto (PIB) do Ceará, enquanto a média do Brasil deve ficar em 2,25% em 2020. A expectativa do instituto é de que neste ano a riqueza do Ceará chegue a R$ 173.450 milhões.

O estudo aponta que o crescimento da economia é fruto do aumento da confiança na economia por parte das famílias e empresas, que lentamente começam a retomar investimentos e contratações. Outro fator decisivo na projeção de crescimento foi a nova política econômica definida pelo atual governo, que busca atingir a meta de manter a inflação abaixo de 5% e assim, aquecer a economia.

Tal fato tem conduzido o governo a operar com uma sequência de diminuição do taxa básica de juros, em queda desde agosto de 2019. A diminuição da Selic gera uma maior facilidade na aprovação de crédito (empréstimos, financiamentos, etc) para o consumidor e tem como principal objetivo, aumentar a movimentação financeira no país, afetando de forma positiva o PIB de todo o Brasil.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Elementos econômicos locais influenciam mais no saldo econômico do Estado. Dentre os fatores decisivos para um bom desempenho da economia do Ceará, apresenta destaque a expectativa de uma quadra chuvosa em torno da média, o desenvolvimento da trinca de hubs (aéreo, portuário e tecnológico), a recuperação do mercado de trabalho e da demanda agregada.

As projeções do Ipece serão atualizadas a cada trimestre, considerando o conjunto de informações disponível em cada momento, ressaltando sempre os grandes setores da economia estadual, sintetizando reflexões quanto aos fatores que podem influenciar o comportamento de cada uma das atividades ao longo de 2020. Confira o estudo completo, aqui

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar