Participamos do

Saiba como funciona o cadastro positivo e quais as principais vantagens de aderir ao sistema

Em 2019, uma mudanças legislativa permitiu a inclusão automática de consumidores no sistema
14:28 | Jan. 06, 2020
Autor Lais Oliveira
Foto do autor
Lais Oliveira Estagiária do O POVO Online
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

Para quem quer conseguir crédito no mercado, mas não tem um histórico tão bom, o cadastro positivo pode se apresentar como uma opção. Isso porque, no banco de dados desse sistema, será levado em consideração todo o histórico de pagamentos do consumidor, e não apenas suas dívidas atrasadas. Entretanto, questões sobre o sigilo dos dados financeiros das pessoas são ponderadas por especialistas.

Em julho de 2019, uma mudança na legislação permitiu que a abertura do cadastro positivo se tornasse automática para todas as pessoas físicas e jurídicas que têm financiamentos, cartões de crédito, empréstimos com bancos, com o comércio e outras contas mensais, como água, luz, gás e telefone.

Antes, os consumidores tinham que optar em fazer parte do cadastro. Atualmente, todas as pessoas com CPF que as fontes informem os dados de pagamentos serão incluídas. A Associação Nacional dos Bureaus de Crédito (ANBC) é a entidade que representa as empresas de crédito Boa Vista, Quod, Serasa Experian e SPC Brasil, gerenciadores do banco de dados do cadastro positivo.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Elias Sfeir, presidente da ANBC, afirma que essas empresas agora podem proporcionar acesso ao crédito de forma mais justa. “A lógica é simples para bons pagadores: menos juros nos empréstimos e melhores prazos de financiamentos para quem oferece e menor risco de inadimplência”, garante.

Vantagens e desvantagens

O economista Lauro Chaves, coordenador da pós-graduação em Administração Financeira da Universidade Estadual do Ceará (Uece), considera favorável a adesão do cadastro positivo. “Da maneira que era antes, a avaliação era pelas informações negativas apenas. Por exemplo, se você deixa de pagar uma conta. No cadastro positivo, você passa a ter as informações de quando pagou suas contas em dia”, diz.

O professor, porém, relembra que um dos pontos negativos considerados sobre o sistema é o risco da queda do sigilo pessoal e financeiro dos consumidores. Porém, ele acrescenta que as regras do cadastro positivo só permitem que as pontuações das pessoas sejam liberadas para as lojas, os bancos e as empresas. O detalhamento de como se chegou a essa pontuação só será cedido sob autorização do consumidor.

Inclusão automática

A estimativa é que cerca de 120 milhões de pessoas sejam incluídas no cadastro positivo nesta primeira fase, sendo informadas da abertura de seu cadastro via e-mail, SMS ou correspondência. No entanto, em qualquer momento, é possível pedir a exclusão do banco de dados. Segundo a ANBC, todos os consumidores serão informados individualmente, por meio de e-mail, SMS ou carta.

Caso o consumidor não receba o comunicado e queira participar do cadastro positivo, deve procurar as fontes que tenham histórico de pagamentos e solicitar que enviem seus dados aos birôs.

Por outro lado, se o consumidor não quiser participar do sistema, é possível solicitar o cancelamento do seu cadastro nos mesmos canais de atendimento de qualquer um dos birôs participantes de forma gratuita. Caso seja solicitado o cancelamento, nenhuma empresa terá acesso aos seus dados positivos. Para mais informações, ou contatos das empresas, basta acessar o site.

Pontuações

O cadastro positivo participa do processo de atribuição de uma nota de crédito, uma pontuação que vai de zero a mil e que equivale a um currículo financeiro. Quanto mais alta a pontuação, maior a probabilidade de que esse consumidor honre seus compromissos.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar