Participamos do

Juro estrutural é ponto de referência para condução da política monetária, diz BC

11:59 | Jun. 25, 2019
Autor Agência Estado
Foto do autor
Agência Estado Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia
Na ata do último encontro do Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central, publicada nesta terça-feira, 25, os membros do colegiado pontuaram que a taxa de juros estrutural da economia "é um ponto de referência para a condução da política monetária". "Quando essa política produz uma taxa de juros real (ex-ante) aquém da taxa estrutural, ela provê estímulos para a atividade econômica e contribui para um aumento da inflação", citou o BC.
A instituição também pontuou que, "como a taxa estrutural não é observável e a atividade econômica e a inflação dependem de diversos outros fatores, estimativas dessa taxa envolvem elevado grau de incerteza e são continuamente reavaliadas pelo Comitê". "Não obstante, os membros do Copom avaliam que as atuais taxas de juros reais ex-ante têm efeito estimulativo sobre a economia", acrescentaram os membros do Copom.
De acordo com a ata, a avaliação de que os juros atuais estimulam a economia "não é inconsistente com o desempenho da economia aquém do esperado, posto que a atividade econômica sofre influência de diversos outros fatores".
Em outro trecho da ata, o Copom pontuou que o estímulo adequado à economia "depende das condições da conjuntura, em particular, das expectativas de inflação, da capacidade ociosa na economia, do balanço de riscos e das projeções de inflação". "Em especial, a provisão de estímulo monetário requer ambiente com expectativas de inflação ancoradas", acrescentou a ata.
Explicitar condicionalidades
O Copom do Banco Central reafirmou, na ata de seu último encontro, "sua preferência por explicitar condicionalidades sobre a evolução da política monetária, o que melhor transmite a racionalidade econômica que guia suas decisões". De acordo com o BC, "isso contribui para aumentar a transparência e melhorar a comunicação do Comitê".
Esta mensagem vem sendo repetida há meses nas atas dos encontros do Copom. Na prática, a mensagem é de que o BC não passará indicações sobre o que fará na política monetária, mas sim sobre o que observará ao tomar suas decisões.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags