PUBLICIDADE
Economia
NOTÍCIA

Atividade econômica do Ceará fica estável em abril

Apesar disso, o percentual mostra crescimento de 3,02% na comparação com o mesmo mês do ano passado

21:01 | 14/06/2019
Economia do Ceará ficou estável em abril.
Economia do Ceará ficou estável em abril.(Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil)

O Índice de Atividade Econômica Regional do Ceará (IBCR-CE) dessazonalizado - ajustado para o período - apresentou estabilidade em abril com relação ao mês anterior, ficando com taxa de 0%. Entretanto, o percentual mostra crescimento de 3,02% na comparação com o mesmo mês do ano passado.

O indicador, que é considerado uma prévia do Produto Interno Bruto (PIB), foi divulgado nesta sexta-feira, 14, pelo Banco Central (BC). No ano de 2019, o Estado já acumulou alta de 2,04% e de 1,10% nos últimos 12 meses.

Ricardo Coimbra, mestre em economia pela Universidade Federal do Ceará (UFC), avalia que esse percentual de estabilidade no Ceará mostra que o nível de recuperação da atividade econômica no Estado é "muito lento". A média nacional registrou recuo pelo quarto mês consecutivo. Na comparação de abril com o mês anterior, a retração foi de 0,47%, diante de 0,22% em janeiro, 1,04% em fevereiro e 0,30% em março.

O economista explica que esse recuo a nível nacional está relacionado às expectativas dos agentes econômicos ao cenário do País nos próximos meses. "As reformas demoraram demais na perspectiva do mercado, principalmente dos investidores, o que gerou uma certa incerteza quanto ao nível de recuperação da atividade econômica", ressalta.

Os dados são calculados após ajuste sazonal, que acontece como uma espécie de compensação para comparar períodos diferentes. Considerando o trimestre no Ceará, a economia teve alta de 0,21% em relação ao período imediatamente anterior.

Já o IBCR-NE registrou recuo de 0,08% em relação ao mês anterior e queda de 0,21% ante abril de 2018. Sendo assim, Coimbra conclui que a crise econômica no País ainda não se afastou definitivamente e em função disso há fraca recuperação ou estagnação da atividade no Ceará e uma retração a nível nacional.

Com informações da Agência Brasil

Israel Gomes