Participamos do

Setor de serviços no Ceará cai 5,7% no primeiro trimestre de 2019, diz IBGE

Atividades turísticas, no entanto, seguraram a queda, apresentando crescimento de 10,6% no acumulado de 2019 frente a igual período do ano anterior
22:38 | Mai. 14, 2019
Autor O Povo
Foto do autor
O Povo Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE) divulgou nesta terça-feira, 14, balanço do setor de serviços. O Ceará apresentou queda de 5,7% durante o primeiro trimestre deste ano no comparativo com 2018. No mesmo período, a média nacional também caiu 1,7%.

Em março, no entanto, as atividades turísticas seguraram bons resultados para o País (crescimento de 4,8%), na comparação com fevereiro – mês que registrou recuo de 4,2% frente à janeiro. Em relação a março de 2018, o volume de atividades turísticas aumentou 1,9% na média do País, devido ao crescimento da receita de empresas de hotel, restaurantes e locação de automóveis. Ao contrário do segmento de transporte aéreo de passageiros, que exerceu influência negativa ao setor.

O Ceará expandiu 10,4% no comparativo de março deste ano com o mesmo mês do ano passado. Bahia (7,1%), São Paulo (3,8%) e Rio de Janeiro (3,7%) acompanharam a expansão. No polo oposto, Rio Grande do Sul (-6,5%) e Paraná (-4,2%) tiveram os impactos negativos mais expressivos.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Ainda em relação às atividades turísticas, o acumulado do ano cresceu no Brasil 3,5% frente a igual período do ano passado. Destaque vai para São Paulo (9,8%), Ceará (10,6%) e Pernambuco (2,2%) que tiveram os maiores saltos. Ao contrário de Rio Grande do Sul, que apresentou maior queda: 3,4%.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags