PUBLICIDADE
Economia
NOTÍCIA

Brasileiros escolhem destino de viagem a partir de fotos nas redes sociais e não pelos pontos turísticos

Ainda segundo pesquisa, 90% dos viajantes afirmam que curtem fotos que despertam o sentimento de inveja

00:00 | 14/05/2019
Ainda segundo pesquisa, 90% dos viajantes afirmam que curtem fotos que despertam o sentimento de inveja
Ainda segundo pesquisa, 90% dos viajantes afirmam que curtem fotos que despertam o sentimento de inveja(Foto: Reprodução / Freepik)

Conhecer lugares famosos para a história da humanidade ou de determinado povo é importante, mas ver como as imagens desses locais fica na internet é ainda mais. Isso é o que sugere parte significativa dos viajantes do País, de acordo com pesquisa da Hoteis.com. O estudo aponta que 41,4% dos turistas brasileiros preferem escolher viagem a partir de fotos nas redes sociais.

Para essa parcela, a opção é feita em detrimento de quesitos como: procura por tours e atividades (21,8%); imagens do hotel (13,5%); informações sobre segurança (12,5%); ou opiniões sobre restaurantes locais (8%). Apenas 2,8% dos participantes alegaram não se importar com nenhuma dessas opções.

A pesquisa foi realizada a partir de entrevistas com 500 brasileiros – sendo 309 mulheres e 191 homens –, informando ainda alguns dos comportamentos mais comuns antes do compartilhamento das selfies. Existem pessoas que equilibram o celular ou câmera para usar o disparo automático das fotos (55%); aquelas que pedem ajuda a estranhos (45%); e outras que editam as imagens no hotel (34%).

Segundo o estudo, no entanto, não é qualquer foto de viagem que faz sucesso nas redes. Imagens de comidas e bebidas ou de pernas na beira de piscinas ou praias são hoje refutadas, respectivamente, por 49% e 39% dos entrevistados. Na verdade, 90% dos viajantes afirmam que curtem fotos que despertam o sentimento de inveja, enquanto 10% dizem não curtir imagens que tenham esse efeito ou simplesmente que não sentiriam inveja.

Dica para ser bem sucedido no Instagram seria utilizar a hashtag #Verão nas publicações. A tag aumentaria em média de 3% para 24% o engajamento na rede social.

Wanderson Trindade