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Cagece lidera lista de queixas no Procon

Apesar de estar entre as mais reclamadas, a Cagece apresenta taxa de 81,35% de resolução dos problemas
23:15 | Abr. 02, 2019
Autor Israel Gomes
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Tipo Notícia

Atualizada às 16h55min

A Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece) encabeça o ranking das empresas que mais receberam reclamações de consumidores em 2018, na Capital. No período, a instituição registrou 790 queixas. A lista foi divulgada nesta terça-feira, 2, pelo Departamento Municipal de Proteção e Defesa dos Direitos do Consumidor (Procon Fortaleza).

No ano passado, o órgão protocolou 20.504 reclamações. O número é superior ao contabilizado em 2017, quando foram assinaladas 19.235, ou seja, um acréscimo de 6,59%. Cobrança indevida e abusiva, taxas de juros e produtos com vício lideram a lista de reivindicações dos clientes. Os dados são consolidados pelo Sistema Nacional de Informações de Defesa do Consumidor, do Ministério da Justiça.

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Por meio de nota, a Cagece informou que atende cerca de 700 mil clientes na Capital. "A companhia tem investido continuamente no incremento de equipes para realizar os atendimentos de água e esgoto, conseguindo reduzir de forma gradativa o tempo de atendimento", ressaltou.

Conforme o Procon Fortaleza, apesar de estar entre as mais reclamadas, a Cagece apresenta taxa de 81,35% de resolução dos problemas.

A instituição é seguida pela Oi Móvel S/A (324), Enel (306), Caixa Econômica Federal (243), Banco Bradescard S/A (231), Banco Bradesco S/A (192), Banco do Brasil S/A (160), Banco ItaúCard S/A (158), Correios (136) e Via Varejo - Casas Bahia/Ponto Frio (106).

O órgão informou que bancos e operadoras de cartão de crédito são as instituições que menos solucionam as questões apresentadas pelos consumidores. Isso resultou, em julho de 2018, em R$ 5,4 milhões de multa para empresas que não atendem as demandas dos clientes.

Confira a lista de problemas mais mais registrados pelos consumidores no Procon.

Cobranças indevida e abusiva - 9.380

Taxas de juros - 1.563

Produto com vício - 1.251

Não entrega do produto - 475

Cálculo de prestação em atraso - 398

Valor de reajuste mensalidade - 362

Irregularidade em contrato - 351

Dúvida sobre cobrança ou valor - 329

Cobrança abusiva sob ameaça - 315

Defeito e riscos à saúde e segurança - 273

Veja a lista de empresas que menos resolvem as reclamações nas audiências de conciliação do Procon:

Banco Santander S/A - 44,71%

Banco Pan S/A - 37,50%

Banco BMG - 36,56%

Midway S/A - 33,33%)

Banco Itaú Unibanco S/A - 30,88%

Zurich Minas Brasil Seguros S/A - 28,13%

Banco do Brasil S/A - 25,63%

Banco Bradesco S/A - 22,92%

Via Varejo S/A - Casas Bahia e Ponto Frio - 22,64%

Banco ItaúCard S/A - 22,15%.

O POVO Online solicitou nota, por meio de email, na noite dessa terça-feira, 2, as empresas que compõe o ranking de reclamações do Procon Fortaleza. Confira os comunicados na íntegra.

Cagece

Sobre o ranking de empresas mais reclamadas divulgado pelo Procon Fortaleza, a Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece) informa que que possui cerca de 700 mil clientes atendidos atualmente em Fortaleza com a prestação de serviços essenciais de abastecimento de água e esgotamento sanitário. A companhia tem investido continuamente no incremento de equipes para realizar os atendimentos de água e esgoto, conseguindo reduzir de forma gradativa o tempo de atendimento.

A Cagece ressalta ainda que, apesar da citação entre as empresas mais reclamadas, também é citada pela mesma publicação com um índice de resolutividade de 81,35% das demandas, o que se considera um resultado satisfatório tendo em vista a totalidade de clientes da companhia. Em termos comparativos, o número de reclamações citadas no relatório representa 0,11% dos clientes atendidos atualmente.

Além disso, a Ouvidoria da Cagece se destacou em primeiro lugar na Avaliação de Desempenho das Ouvidorias Setoriais do estado em 2017. A avaliação é feita pela Controladoria Geral do Estado. De qualquer forma, a companhia ratifica que trabalha constantemente para a melhoria do atendimento à população.

OI

A Oi investiu R$ 130,4 milhões no Ceará de janeiro a setembro de 2018, o que representa um crescimento de 46% em comparação ao mesmo período do ano passado. No país, o investimento foi de R$ 4 bilhões, volume 4,5 % maior em relação ao mesmo período de 2017. A companhia tem investido continuamente na expansão e modernização da sua rede, com foco principal no 4,5G, no avanço da fibra ótica até a casa do cliente, assim como no lançamento de serviços digitais que melhoram a experiência dos clientes. A companhia vem apresentando melhorias nos seus indicadores de qualidade nos últimos anos e continuará intensificando seus esforços e investimentos com o objetivo de elevar a qualidade dos serviços que presta ao cliente. A Oi oferece cobertura 4G em 59 cidades do Ceará. O estado também é atendido pela Oi com cobertura 2G e 3G.

Bradesco

“O Bradesco busca constantemente adotar medidas que aprimorem os serviços prestados, por isso todas as manifestações dos clientes são recebidas, analisadas e respondidas pela Ouvidoria do Banco. A partir dessas manifestações identificamos oportunidades de melhorias em nossos processos, produtos e serviços”.

Enel

A Enel Distribuição Ceará informa que é a empresa com o maior número de clientes no estado e que as reclamações registradas representam 0,007% do número total de clientes da distribuidora.

A Enel ressalta que seus índices de desempenho têm sido reconhecidos pelos clientes e pelo mercado ao longo dos últimos anos e que a qualidade do fornecimento de energia e do atendimento aos seus clientes continua sendo uma prioridade para a companhia. Em 2018, a empresa aumentou em 27,3% o volume de investimentos na comparação com o ano anterior. Os recursos, destinados entre outros fatores à modernização e digitalização da rede no Estado do Ceará, trarão impactos positivos na qualidade do serviço prestado. A Enel destaca que segue comprometida com a melhoria constante da qualidade do fornecimento de energia em sua área de concessão, por meio da modernização e automação da rede.

Caixa Econômica

Caixa informa que utiliza todas as reclamações registradas para a melhoria constante de seus processos, serviços e produtos. Periodicamente, o feedback dos consumidores auxilia na implantação de ações de correção pelas áreas gestoras e pelas agências com o objetivo de melhorar os canais presenciais e digitais de atendimento, priorizando o aumento da confiança e a satisfação dos nossos clientes.

Como reflexo dessa atuação, destacamos, por exemplo, uma redução de 22% na quantidade de atendimentos dos Órgãos de Defesa do Consumidor do estado do Ceará, de 2017 para 2018.

Correios

O tráfego de objetos postais em 2018, no Estado do Ceará, foi de aproximadamente 160 milhões de objetos. O total de 136 reclamações/atendimentos registradas pelo Procon/CE representam 0,0001% do tráfego no Estado. Neste contexto, acrescentamos que, com base nos dados do Fale com os Correios, no 1º trimestre de 2019, houve queda de 73% no total de manifestações relacionadas a objetos nacionais e internacionais, comparado com o mesmo período do ano passado. Esse resultado mostra que as ações para melhorar a qualidade operacional têm surtido efeito. Atualmente, 99% das entregas vêm sendo realizadas dentro do prazo contratado.

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