Participamos do

Data Center será lançado no próximo mês em Fortaleza

| ANGOLA CABLES | Secretário do Desenvolvimento Econômico, Maia Júnior, disse em entrevista que inauguração do equipamento localizado na Praia do Futuro deve ser realizado
17:41 | Mar. 20, 2019
Autor Samuel Pimentel
Foto do autor
Samuel Pimentel Jornalista no OPOVO
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

O data center da Angola Cables será inaugurado no próximo dia 16 de abril em Fortaleza, na Praia do Futuro. A informação foi divulgada pelo titular da Secretaria do Desenvolvimento Econômico do Ceará (SDE), Maia Júnior. O anúncio vem depois do O POVO ter confirmado com a Secretaria Regional II que o documento Habite-se para liberação do espaço havia sido expedido ainda em fevereiro.

Previsto para ser inaugurado até o fim de 2018, o início da operação atrasou devido à expedição do documento emitido pela Regional responsável pelo bairro Praia do Futuro. A multinacional Angola Cables já fez investimentos na casa dos R$ 300 milhões de dólares no Ceará. Os cabos Monet, que conecta Boca Raton, Flórida, a Fortaleza e Santos, e o SACS, que liga Angola ao Ceará, já estão em operação e compõem os 12 cabos conectados, que deixam Fortaleza na posição de segundo maior hub de cabos submarinos do mundo.

Ao O POVO, no início de fevereiro, o líder comercial da Angola Cables no Brasil, André Martins, disse que 70% da capacidade do Data Center já foi comercializada antes mesmo do início da operação.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Na ocasião informou que "grande grupo de mídia nacional" fechou contrato com a empresa para colocar seu ponto de presença em Fortaleza.

A revelação de Maia Júnior foi realizada durante o lançamento do Guia da Infraestrutura do Ceará 2019-2020, publicação do O POVO lançada nesta quarta-feira, 20, no Hotel Gran Marquise.

O secretário destacou que o Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará (Ipece) fez estudos sobre setores a serem desenvolvidos nos próximos anos pelo Estado. Energias renováveis - o Ceará é o 3º maior produtor de energia do tipo no País, com os investimentos no setor espera que tome a liderança -, hub do porto de Pecém e hub tecnológico devem ser as áreas priorizadas.

"O primeiro Data Center estruturado do Ceará para servir de base de transformações para todo Nordeste. Está pronto e será inaugurado", comentou.

Com o Data Center, Maia espera que ocorra a geração de empregos de alto valor agregado. Fala ainda que a Google já atua e que Amazon tem projeto para montar base de atuação no Ceará, o que deve ser anunciado em breve.

Com informações da repórter Irna Cavalcante

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags