Participamos do

Gastos com transportes subiram 0,02% no IPCA de janeiro, mostra IBGE

10:23 | Fev. 08, 2019
Autor Agência Estado
Foto do autor
Agência Estado Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia
Os custos com transportes tiveram ligeira alta em janeiro, apesar dos reajustes de alguns serviços públicos. Os preços aumentaram 0,02% no primeiro mês de 2019, após uma queda de 0,54% em dezembro de 2018, segundo os dados do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O grupo deu uma contribuição de apenas 0,01 ponto porcentual para o IPCA do último mês.
Segundo o IBGE, os maiores impactos individuais no IPCA de janeiro saíram do grupo Transportes, tanto positivamente quanto negativamente.
Por um lado, os combustíveis recuaram 2,09%, o terceiro mês consecutivo de recuo, embora menos intenso que o do mês anterior (-4,25%). A gasolina ficou 2,41% mais barata, o item de maior impacto negativo no IPCA do mês, uma contribuição de -0,11 ponto porcentual para a taxa de inflação de 0,32% registrada em janeiro.
A gasolina recuou em todas as regiões, com quedas entre os -5,98% de Aracaju e os -0,31% da Região Metropolitana do Rio de Janeiro, à exceção da Região Metropolitana de Salvador, onde houve alta de 1,50%.
O preço do etanol caiu 0,75% em janeiro, enquanto o óleo diesel recuou 1,61%. As passagens aéreas caíram 3,59% em janeiro, com impacto de -0,02 ponto porcentual no IPCA, após terem subido 29,12% em dezembro.
Na direção oposta, os ônibus urbanos aumentaram 2,67% em janeiro, item de maior pressão sobre a inflação do mês, com o equivalente a uma contribuição de 0,07 ponto porcentual. Houve reajustes nas tarifas em cinco das 16 regiões pesquisadas: Belo Horizonte, São Paulo, Vitória, Fortaleza e São Luís.
A queda nos combustíveis conteve a pressão do ônibus urbano nos transportes, explicou Pedro Kislanov da Costa, analista do Sistema Nacional de Índices de Preços do IBGE.
Ainda em Transportes, a Região Metropolitana de São Paulo registrou reajustes de 7,50% nas tarifas de trem e de metrô, em vigor desde o dia 13 de janeiro.
Os ônibus intermunicipais também tiveram suas tarifas reajustadas: 6,00%, em média, em São Paulo, a partir de 20 de janeiro; e 6,78% em Belo Horizonte, a partir de 30 de dezembro.
No Rio de Janeiro, houve reajuste médio de 4,26% nas tarifas de táxi, vigente desde o dia 1º de janeiro.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente