Participamos do

Servidores municipais de Fortaleza terão aumento de 3,71% em 2019

O reajuste deve ter efeito imediato e irá constar na folha dos servidores a partir de janeiro de 2019
20:01 | Dez. 17, 2018
Autor Izadora Paula
Foto do autor
Izadora Paula Estagiária do portal O POVO Online
Ver perfil do autor
Tipo Notícia
[FOTO1]
 
Atualizado às 21h08min 
 
Dirigentes do do Sindicato dos Servidores e Empregados Públicos do Município de Fortaleza (Sindifort) e outras entidades sindicais estiveram reunidos em Mesa Central de Negociações Permanente nesta segunda-feira, 17, e garantiram um aumento de 3,71% aos servidores municipais de Fortaleza, o que representa reposição da inflação projetada para 2018 e acréscimo no auxílio-alimentação.
 
Todos os servidores e empregados públicos municipais concursados, aposentados e pensionistas serão beneficiados com o reajuste salarial. Segundo a assessoria da Sindifort, o número total deve ser de, aproximadamente, 43 mil pessoas. 
 
O reajuste deve ter efeito imediato e irá constar na folha dos servidores a partir de janeiro de 2019. Os dirigentes do Sindifort Nascelia Silva, Eriston Ferreira e Anderson Ribeiro levaram para a mesa a proposta de reajuste de 10,11%, percentual aprovado em Assembleia Geral no último sábado, 15, visando repor o reajuste não concedido pela prefeitura em 2017. 
 
Entretanto, diante das sinalizações da gestão, o Sindifort defendeu pelo menos o arredondamento do percentual de reposição da inflação para 4%, o que não foi acatado pela equipe do prefeito Roberto Cláudio. A gestão justificou que os pacotes econômicos nacionais ainda indefinidos para 2019, sobretudo em decorrência da Reforma da Previdência e da Reforma Tributária, impedem a concessão de um reajuste acima da inflação.
 
Para o vice-presidente do Sindifort, Eriston Ferreira, neste primeiro momento foi fundamental garantir pelo menos a reposição da inflação e o acréscimo no auxílio alimentação para que os servidores não fossem ainda mais penalizados. "Mesmo com o reajuste de 3,71% para reposição da inflação, nós do Sindifort reafirmamos que não abriremos mão das nossas perdas salariais acumuladas. Sobre isso, a gestão tem se mostrado aberta para negociá-las futuramente", afirma o dirigente da entidade. 
 
Para tanto, a Mesa Central deve se reunir novamente no dia 24 de janeiro para negociar diversos outros pontos apresentados pelo Sindifort, como a licença prêmio, a garantia de aposentadoria plena dos servidores e a realização de novos concursos públicos.
 
Roberto Cláudio também reafirmou que iria assegurar o cumprimento dos Planos de Cargos, Carreiras e Salários (PCCS), a execução das ações judiciais dos anuênios e a implementação das promoções e progressões dos servidores.
 
Além disso, a gestão se comprometeu a cumprir os pisos nacionais da educação, dos Agentes Comunitários de Saúde e Agente de Controle de Endemias, e assegurou o pagamento da gratificação de 20% para servidores de nível médio da Atenção Primária à Saúde com jornada de 40h semanais (Técnicos de Enfermagem, Auxiliar de Saúde Bucal, Técnico em Higiene Dental). 
 
As pautas discutidas na reunião devem ser encaminhadas à Câmara Municipal nesta terça-feira, 18, para serem implementadas também a partir de janeiro de 2019.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente