Participamos do

Seinfra expõe projetos ao Banco dos Brics; entre eles, Aeroporto de Sobral e bondinho na Capital

Os seis projetos foram descritos ao O POVO Online com detalhes. Entre eles, a duplicação da CE-085, o Arco Metropolitano, o novo Aeroporto de Sobral, a fase 2 da linha Leste do Metrofor, o bondinho e o monotrilho
19:24 | Dez. 13, 2018
Autor Izadora Paula
Foto do autor
Izadora Paula Estagiária do portal O POVO Online
Ver perfil do autor
Tipo Notícia
Em encontro com representantes do New Development Bank (NDB), o banco de desenvolvimento dos Brics, a Secretaria da Infraestrutura do Estado (Seifra) apresentou seis projetos para os quais busca financiamento. De acordo com o secretário da Seinfra, Lúcio Gomes, a apresentação foi superficial e os projetos ainda devem ser consolidados pelo governador Camilo Santana (PT) antes de serem confirmados.

Segundo Lúcio Gomes relatou em conversa com O POVO Online, o banco deve analisar os seis projetos para definir o valor do investimento. Posteriormente, Camilo Santana é quem deve definir quais projetos serão priorizados. O NDB financiará 80% do valor dos projetos, o que é considerado razoável. "Alguns projetos tem apenas 50% de financiamento, é resto é de responsabilidade do Estado", disse o secretário.

Os projetos apresentados foram os seguintes:

Duplicação da CE-085: a rodovia que dá acesso ao Litoral Leste do Estado tem a duplicação do trecho de Itarema até Acaraú em licitação. A nova área a ser duplicada será até a Vila de Jericoacoara, incluindo a área que dá acesso ao Aeroporto de Jericoacoara.

Arco Metropolitano: uma rodovia que facilite o transporte de carga da BR-116 ao Porto do Pecém será construída. O arco deve ligar a BR-116 à rotatoria da BR-222 com a CE-085, próximo ao Porto do Pecém. A utilidade, nos moldes do Arco Metropolitano do Rio de Janeiro, é desafogar o trânsito nas vias principais.

Novo aeroporto de Sobral: o atual aeroporto tem cerca de 1.000m² de extensão, de acordo com o secretário. A localização impede a sua expansão por questões ambientais e o perímetro urbano. A nova sede deve ser em local afastado da Cidade e deverá contemplar voos regionais.

Fase 2 da linha Leste do Metrô de Fortaleza (Metrofor): a linha Leste, que atualmente liga o Centro até o Papicu, será estendida até o bairro Edson Queiroz, com estação em frente ao Fórum Clóvis Beviláqua;

Bondinho: ainda em fase embrionária, a ideia é ligar o Terminal Marítimo de Passageiros com o Centro de Fortaleza. Não há definições de itinerários, mas as duas opções apresentadas até agora seriam pela Beira Mar ou pela avenida Abolição.

Monotrilho do Aeroporto à Parangaba: um monotrilho elevado, sustentado por um pilar de concreto no canteiro central que ligará o Aeroporto de Fortaleza até a estação da Parangaba (Parangaba-Sul e Parangaba-Mucuripe), próximo ao Terminal da Parangaba e do Shopping da Parangaba. Um trem pequeno que consegue carregar cerca de 50 pessoas por composição e deve conter três composições. O monotrilho deve passar também pelo campus do Itaperi da Universidade Estadual do Ceará (Uece).

O secretário da Seinfra fez questão de ressaltar que os projetos ainda estão em fase superficial e devem ser consolidados pelo governador após a definição do valor a ser financiado. Segundo Lúcio Gomes, o Estado foi escolhido por ter a melhor situação fiscal do País.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente