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Saiba os produtos com maior variação de preço na Black Friday, 23 de novembro (23/11)

Decon realizou pesquisa prévia de preços e preparou lista com precauções a serem tomadas pelos consumidores nas compras
15:15 | Nov. 20, 2018
Autor O POVO
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[FOTO1]O dia do ano em que lojas oferecem grandes descontos está próximo. A Black Friday anima lojistas e clientes e é esperada que várias vendas sejam realizadas nesta sexta-feira, 23 de novembro (23/11). O período também é conhecido por alguns golpes aplicados no cliente, como promoções que ofertam produtos "pela metade do dobro".
 
Por isso, o Programa Estadual de Proteção e Defesa do Consumidor (Decon) realizou uma pesquisa prévia de preços dos produtos mais comprados no período. Os valores vão servir de base de comparação para fiscalizações.

A pesquisa concentrou esforços nas lojas online Americanas, Casas Bahia, Extra, Magazine Luíza, Ponto Frio, Shoptime e Submarino.

Os produtos com maior variações de preços são cafeteiras, micro-ondas e impressoras multifuncionais.
 
Veja lista da pesquisa do Procon:
1) Forno de micro-ondas Philco PME22 (71,62% de variação), com preços entre R$ 319,90 e R$ 549;
2) Multifuncional jato de tinta color HP (41,97%), com preços de R$ 419,80 e R$ 596;
3) Cafeteira Bella Arome térmica (41,13%), por R$ 162,90 até R$ 229,90.

Os produtos com as menores variações de preços são os fogões, aparelhos de ar-condicionado e caixas de som portáteis.
Veja lista da pesquisa do Procon:
1) Caixa de som sem fio Sony SRS-XB10 (0,5% de variação), com preço médio de R$ 199,83;
2) Ar-condicionado split hi wall Electrolux ecoturbo 9000 BTUs (1,8%), entre R$ 1.059 até R$ 1.078,06;
3) Refrigerador Consul clycle defrost (2,14%), entre R$ 1.399 e R$ 1.429.

O Decon também preparou lista com precauções a serem tomadas pelos consumidores nas compras durante o período:

– Verifique os preços cobrados antes da Black Friday, por meio dos sites das empresas ou lojas físicas que participarão do evento. Desta forma, evita-se o risco de cair em promoções fraudulentas;

– Atentar para as políticas de troca e devolução, que podem ser alteradas pelas lojas;

– Analisar atentamente as letras de rodapé e eventuais condições diferentes de entrega que a loja possa aplicar nesse período;

– Examinar a mercadoria e só assinar o documento de comprovação de recebimento após confirmação das condições do produto (qualquer irregularidade deve ser justificada e a empresa responsável deve resolver o problema);

– Pesquisar nos órgãos de defesa do consumidor, na plataforma consumidor.gov.br e no Google, eventuais referências sobre o site.

Em compras realizadas pela internet:

– Antes da compra, verifique a confiabilidade da loja, veja se o site contém razão social, CNPJ, endereço e canais de contato da fornecedora, pois, caso ocorra algum problema, localizar a empresa será fundamental para a solução;

– Salve os e-mails trocados com o fornecedor, que são comprovantes para o caso de trocas ou do não recebimento do produto;

– Prefira fornecedores já conceituados no mercado;

– No caso de produtos importados adquiridos no Brasil, eles seguem as mesmas regras dos nacionais desde que sejam de estabelecimentos legalizados;

– Procure não realizar compras online em lan houses, cyber cafés ou computadores públicos, pois estes podem não estar adequadamente protegidos.

Redação O POVO Online

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