Participamos do

Movimento incentiva economia de dinheiro para aposentadoria ser possível aos 40 anos

O Fire - em inglês a junção de "fi" (financial independence) e "re" (retire early) que em português significa "independência financeira, aposentadoria mais cedo" - surgiu nos Estados Unidos
15:33 | Nov. 19, 2018
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia
[FOTO1]Parar de trabalhar mais cedo e ainda conseguir viver com tranquilidade até a chegada da terceira idade é, para muitos, um sonho impossível. Um recente movimento vem tentando mudar esse cenário, incentivando um estilo de vida econômico e que garanta indepedência financeira aos 40 anos - ou até mesmo antes.

É o Fire. Em inglês, a palavra nasce da junção de "fi" (financial independence) e "re" (retire early), algo que em português pode ser traduzido como "independência financeira, aposentadoria mais cedo". A corrente, que surgiu nos Estados Unidos, prega uma vida modesta, com economia de até metade de sua renda mensal e realização de investimentos para que, na faixa dos 40 anos, seja possível optar por não trabalhar mais ou trabalhar em um local que não pague tanto quanto a pessoa desejava.

Gwen Merz, de 28 anos, já colhe os frutos de suas economias. Em entrevista à rede britânica BBC, a americana afirma que já possui um patrimônio de 200 mil dólares divididos em ações, propriedades e dinheiro. Durante anos ela cortou saídas mais caras. E hoje possui um carro que já tem 13 anos. "Você deve ser capaz de viver melhor, mas isso não significa que você tenha que gastar muito dinheiro", explica Merz. 

A ideia tem se difundindo bastante nas redes sociais. Gwen apresenta um podcast chamado Firedrill, que fala sobre o movimento Fire e como viver modestamente.
 
Mas quem é considerado por muitos precursor do Fire é o blog Mr. Money Mustache, criado em 2011 por Peter Adeney, 44, um canadense que parou de trabalhar aos 30 anos por ter cortando gastos pela metade.

Na descrição do site, Adeney conta que estava vivendo sua aposentadoria antecipada tranquilamente quando percebeu que seus amigos e ex-colegas de trabalho constantemente reclamavam da não ter dinheiro. Ele constatou que o mesmo acontecia com a sociedade como um todo e resolveu criar a plataforma para divulgar dicas e informações sobre esse estilo de vida mais econômico.

"Pessoas levam estilos de vida muito caros pensando que isso está completamente normal e quando se dão conta não tem dinheiro sobrando para nada. Então eu decidi criar esse blog para compartilhar alguns segredos sobre como você pode levar uma vida melhor, que custa de 50% a 70% menos", diz o texto de apresentação do Mr. Money Mustache.

O economista Barry Wither, de 48 anos, conseguiu parar de trabalhar aos 43. À BBC, ele conta que passou 20 anos economizando pelo menos a metade do seu salário todos meses. Entre as ações, o britânico ia de de bicicleta ao trabalho todos os dias. 

O Fire no Brasil

Em território nacional, o site Aposente aos 40 (AA40) se tornou um difusor do lema "independência financeira, aposentadoria antecipada". De acordo com o guia inicial da plataforma, o AA40 reúne dicas de como investir, poupar mais dinheiro, evitar cair em armadilhas de consumo e gerenciar as economias.

"O lema é basicamente gastar menos do que você ganha e investir a diferença", indica o texto da aba "comece por aqui" do AA40, onde são encontradas informações iniciais sobre como ser adepto do Fire. O site conta com artigos, simuladores de gastos e ainda indicações de outros blogs/plataformas que tratam da temática. 
 
Redação O POVO Online




Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente