Participamos do

Jornalista do O POVO vence Prêmio Nacional de Educação Fiscal 2018

O prêmio é considerado o Oscar da cidadania fiscal
18:00 | Nov. 29, 2018
Autor Jullie Vieira
Foto do autor
Jullie Vieira Repórter
Ver perfil do autor
Tipo Notícia
[FOTO1]
A jornalista do O POVO Irna Cavalcante recebeu na noite dessa quarta-feira, 28, o Prêmio Nacional de Educação Fiscal 2018, na categoria de Profissionais de Imprensa, com a série de reportagens “Dinheiro sob Controle”. Divida em quatro matérias, as reportagens  foram  publicadas no O POVO em setembro e discutiam a importância da cultura da educação financeira e fiscal.
 
A série abordou os principais temas sobre o controle financeiro no cotidiano, nas contas do Governo e nas escolas, com o papel de ensinar a discutir sobre a temática com a nova geração. 
 
"Este é um assunto, que apesar da sua importância, infelizmente, passou ao largo do debate eleitoral. Por outro lado, encontramos muitas iniciativas que estão acontecendo no País e no Ceará que nos enchem de esperança”, conta Irna Cavalcante. "São projetos que estão sendo realizados em escolas para formar cidadãos mais conscientes. E acredito que a transformação que precisamos vem daí, da informação, quanto mais as pessoas conhecerem o caminho do dinheiro, dos impostos, mas se apropriarão do debate, e se atentarão em fiscalizar o poder público e em fazer sua parte", explica.
 
Para o editor executivo de Economia do O POVO, Raone Saraiva, o diferencial das reportagens é a forma de debater assunto que muitas vezes pode gerar afastamento das pessoas. Porém, a série usou linguagem dinâmica e atraente para tratar assunto árido. "A premiação é fruto de um trabalho em equipe, desde a concepção até a edição da reportagem,  que preza pela qualidade da informação, umas das principais marcas do O POVO. O grande diferencial do material foi transformar tema que a princípio pode parecer chato em algo que fala diretamente com as pessoas, gerando identificação. Precisamos discutir sobre educação fiscal e financeira, principalmente no atual momento do Brasil", conta. 
 
[SAIBAMAIS] 
 
O prêmio é oferecido pela Federação Brasileira de Associações de Fiscais de Tributos Estaduais (Febrafite) em parceria com a Escola de Administração Fazendária (Esaf) e com o Programa Nacional de Educação Fiscal (Pnef) e é considerado o Oscar da cidadania fiscal. Desde de sua criação em 2012, a premiação valoriza as melhores práticas de educação fiscal. Além do O POVO, outros  220 projetos, divididos entre escolas, instituições e reportagens, foram selecionados até chegar em 14 finalistas.
 
Leia as reportagens que foram premiadas:
 
 
As reportagens foram assinadas pela repórter Irna Cavalcante e editadas por Raone Saraiva, ambos da editoria de Economia. O projeto gráfico é assinado por Sara Fael e as fotografias são de Aurélio Alves e Gustavo Simão. 
 
Nas últimas semanas, O POVO teve duas reportagens premiadas, também na área de economia e feitas por Irna Cavalcante: Turismo em Movimento no 6º Prêmio Abear de Jornalismo e A caminho do novo mercado de trabalho no XXI Prêmio de Automação

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente