Participamos do

Crise fecha mais de 10 mil postos de comércio no Ceará em quatro anos

Principais pontos de retração foram no comércio de veículos, peças e motocicletas (-21,26%), varejista (-19,34%) e atacadista (-8,65%)
17:20 | Nov. 20, 2018
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

[FOTO1] 

Atividade econômica mais tradicional do Ceará, o comércio não "passou batido" dos prejuízos gerados pelo período de recessão da economia iniciado ao final de 2014. Segundo estudo do Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará (Ipece) deste mês, mais de 10,6 mil postos de comércio do Estado fecharam as portas entre 2013 e 2016.

[VIDEO1] 

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

A redução representa queda de 18,82% de todos os 56,7 mil pontos do tipo que existiam no Ceará em 2013, último ano de crescimento expressivo da economia brasileira. Segundo o Ipece, principais pontos de retração foram em empresas de comércio de veículos, peças e motocicletas (-21,26%), do comércio varejista (-19,34%) e do comércio atacadista (-8,65%).

[FOTO2]Para o presidente do Sindicato do Comércio Varejista de Fortaleza (Sindilojas), Cid Alves, o alongamento da crise macroeconômica bem como as altas taxações prejudicam empresários. 

Cid Alves acredita que os últimos anos foram difíceis para comerciários e empresários, com muitas lojas fechando suas portas no período. "O descontrole de gastos e investimentos públicos gerou toda a parafernália de desemprego e fechamento de comércios. O tempo desta crise está durando mais do que qualquer outra na macroeconomia do Brasil". 

[SAIBAMAIS]Sobre a perda de espaço do comércio cearense frente ao setor em Pernambuco, Alves avalia como preocupante a perda de força do comércio cearense, mas justifica que investimentos governamentais naquele estado são maiores do que os realizados no Ceará.

"No governo anterior (de Pernambuco) os investimentos foram muito maiores. Eu não me surpreendo (com o resultado). Somos (Ceará) 'patinhos-feios' para os investimentos do Governo Federal"

No campo do emprego, o número de pessoas ocupadas no comércio também caiu de 289,7 mil em 2013 para 280,7 mil em 2016 (-3,14%). Os números seguem uma tendência nacional, tendo 11 estados registrado quedas semelhantes no mesmo período. Ainda assim, o Ceará foi o registrou maior queda na participação do número total de comércios no período, de 0,52%.

[FOTO3] 

"Foi possível perceber que a crise econômica vivida pelo país desde o final de 2014 resultou na redução progressiva no número de empresas comerciais no Brasil", diz o analista de políticas públicas Alexsandre Lira Cavalcante, que assina o estudo. “Todas as regiões foram atingidas, especialmente regiões Sudeste, Nordeste e Sul”, afirma.

Menos postos, mais receitas 

Se perdeu postos e vagas em regra geral, o Ceará teve, por outro lado, crescimento expressivo tanto da receita da revenda de mercadorias quanto da margem de comercialização das empresas. Enquanto cinco estados do Nordeste perderam margem de ganhos com comercialização, o Ceará se destacou e teve o maior crescimento da região, passando de R$ 67,1 bilhões para R$ 85,7 bilhões (27,61%). Segundo o presidente do Sindilojas, os funcionários do serviço público, de certa forma, sustentassem a receita no período, pois foram menos impactados com o desemprego nos últimos anos. 

[FOTO4] 

Alvarás

Modificado nos primeiros meses do ano, a nova legislação de alvarás da Cidade causou protestos do setor. As mudanças foram fator que também causou fechamento de estabelecimentos comerciais, acredita Cid Alves, que credita ao prefeito a responsabilidade do fato "que prejudica empresas". 

"Acho que o prefeito é uma pessoa que tem diálogo com os empresários, ouve todas as partes. Mas no caso dos alvarás, o prefeito escutou algumas pessoas no seu entorno e acabou se enganando ao defender essa bandeira, prejudicando empresas que já tem cargas de impostos altas", explica. 

De acordo com Cid Alves, a atividade comercial das empresas está sendo prejudicada devido às taxações. Também é objeto de crítica o comércio informal que ocupa ruas, como a José Avelino, no Centro, que não paga impostos, e que para o presidente da Sindilojas acaba contribuindo para o fechamento de lojas. 

 

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente