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Black Friday já começou em vendas pela internet; confira lista de grandes varejistas participantes

A Black Friday é um dia de descontos significativos organizado pelo comércio. Surgiu nos EUA nos anos 1950 e começou no Brasil em 2010. Decon dá dicas para evitar fraudes
23:00 | Nov. 20, 2018
Autor Lucas Braga
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Lucas Braga Repórter do O POVO Online
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Tipo Notícia
Black Friday é esperada como dia de oportunidades a boas compras, nesta sexta-feira, 23. Parte do comércio, porém, estica o período de descontos para semanas antes do grande dia. Liquidações em lojas físicas e online são chance de antecipar e economizar nas compras de fim de ano.

Há ainda as lojas físicas e online que preferem manter a legítima data: liquidações apenas na sexta. Exemplos são as varejistas Magazine Luiza e Saraiva. 
 
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Um terço de vendasda Black Friday será antecipação para Natal, diz pesquisa da Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo. Leia mais aqui. No caso de itens de vestuário, essa fatia é bem maior e chega a 53% do faturamento da megapromoção.


[FOTO2]Para quem prefere comprar em lojas físicas, nos shopping centers, dezenas de lojas de vários segmentos já expõem preços e publicidade de Black Friday nas vitrines.
 
O POVO Online encontrou oportunidades de Black Friday antecipada em grandes redes de varejo online. Confira a lista:

A varejista antecipou as promoções da Black Friday no aplicativo de e-commerce desde esta segunda, dia 19. Já nas lojas, os descontos serão aplicados a partir das 20 horas da quinta-feira, 22. Nos anos anteriores, a liquidação começava somente às 22 horas. 
Também no aplicativo e site da loja, já são encontrados produtos com descontos atribuídos ao período. A empresa exemplifica que podem ser encontrados celulares, notebooks, TVs, video games, eletrodomésticos, pneus e até coleira para pets. 

A rede de lojas de móveis, decoração e design de interiores já tem ofertas de até 70%. Alguns descontos se estendem para depois da sexta e chegam ao dia 26 de novembro. São mais de 2 mil itens com preços especiais. Outras vantagens possíveis são frete grátis e parcelamento em 12x, a depender do valor de compra. 

No site, já são encontradas ofertas, por exemplo, em eletrodomésticos e eletroeletrônicos. O “Esquenta Black Friday” da marca segue até a quinta-feira, dia 22.

O e-commerce de itens esportivos mantém descontos associados à Black Friday por um mês. São, por exemplo, calçados, acessórios, alimentos e bicicletas com descontos pré-anunciados. Na mesma data do ano passado, a marca vendeu 180 mil pares de tênis.

Uma pré-Black Friday já mantém livros, eletrodomésticos, eletrônicos e eletroportáteis com descontos. A empresa é uma das que garante produtos com descontos reais: o maior abatimento dos últimos 60 dias, pelo menos. 

O e-commerce de moda sustenta o Smart November, antes da almejada sexta-feira. Roupas, calçados e acessórios podem ser encontrados com até 60% off. 

A semana Black Friday sustenta descontos de até 80% em livros e e-books; e até 70% em centenas de outras categorias. Assim como anunciam outras empresas, porém, os principais descontos serão disponibilizados no dia 23.

Dicas podem ajudar a evitar fraudes:
O Decon preparou lista com precauções a serem tomadas pelos consumidores nas compras durante o período: 

– Verifique os preços cobrados antes da Black Friday, por meio dos sites das empresas ou lojas físicas que participarão do evento. Desta forma, evita-se o risco de cair em promoções fraudulentas;

– Atentar para as políticas de troca e devolução, que podem ser alteradas pelas lojas;

– Analisar atentamente as letras de rodapé e eventuais condições diferentes de entrega que a loja possa aplicar nesse período;

– Examinar a mercadoria e só assinar o documento de comprovação de recebimento após confirmação das condições do produto (qualquer irregularidade deve ser justificada e a empresa responsável deve resolver o problema);

– Pesquisar nos órgãos de defesa do consumidor, na plataforma consumidor.gov.br e no Google, eventuais referências sobre o site.

Em compras realizadas pela Internet:

– Antes da compra, verifique a confiabilidade da loja, veja se o site contém razão social, CNPJ, endereço e canais de contato da fornecedora, pois, caso ocorra algum problema, localizar a empresa será fundamental para a solução;

– Salve os e-mails trocados com o fornecedor, que são comprovantes para o caso de trocas ou do não recebimento do produto;

– Prefira fornecedores já conceituados no mercado;

– No caso de produtos importados adquiridos no Brasil, eles seguem as mesmas regras dos nacionais desde que sejam de estabelecimentos legalizados;

– Procure não realizar compras online em lan houses, cyber cafés ou computadores públicos, pois estes podem não estar adequadamente protegidos.

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