Participamos do

Levantamento coloca Fortaleza como uma das 15 cidades com maior potencial em startups

O mapeamento ABStartups buscou cidades de fora dos grandes centros onde estão as principais startups - São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Florianópolis - que desenvolvem esse mercado de forma progressiva
15:02 | Out. 16, 2018
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia
[FOTO1]Levantamento da Associação Brasileira de Startups (ABStartups) divulgada na Exame coloca Fortaleza como uma das 15 melhores cidades para abrir negócios no Brasil. A lista leva em conta cidades afastadas dos grandes centros econômicos e de inovação do País. Foi destacada pela revista que a Capital é uma das cidades que mais possuem startups fora das grandes metrópoles brasileiras.

O mapeamento ABStartups buscou no Brasil cidades de fora dos grandes centros onde estão as principais startups - São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Florianópolis - que desenvolvem esse mercado de forma progressiva.

As cidades citadas que receberam destaque na lista foram Londrina, no Paraná, Uberaba, em Minas Gerais, e Fortaleza. A capital cearense é uma das três cidades nordestinas citadas. A associação coloca as localidades como "ambientes vibrantes" onde a atividade se fortalece "intensamente".

[SAIBAMAIS]Responsável pelo mapeamento, o gerente de comunidades da ABStartups, Marcos Medeiros, analisa a importância dessa iniciativa como forma de favorecer o surgimento de mais e melhores startups.

"Toda vez que fixamos os olhares para os grandes centros econômicos do País, deixamos de ver a quantidade de talentos, histórias e grandes cases de sucesso em outras regiões. É importante dar mais conexões e janelas para elas, pois assim esses ecossistemas se tornam mais fortes, dando mais suporte aos atuais negócios e inspirando empreendedores", finaliza.

Fortaleza foi carinhosamente apelidada de "Rapadura Valley" pela associação, que mapeou 118 startups na Cidade. A maioria no setor de saúde e bem-estar, representando 5,93%.

Startups locais como Agencia Edu, Delfos, Desenrolado, GoCase, Mobilis, Resolvvi e TotalCross foram destacadas pelo levantamento. Eventos como o Startups Weekends e os Meetups StartupCE, do Sebrae, como também a Rede de Incubadoras do Ceará, onde estão abrigadas as incubadoras universitárias, fomentam a atividade e formam novos talentos da área, em Fortaleza.

Ainda foram citadas pela ABStartups algumas aceleradoras como a Baita Nordeste, Casa Azul Ventures, ICC BioLabs e Wave, além da M. Dias Branco e do instituto de pesquisa Fiocruz, que segundo a revista ajudam a fortalecer o ecossistema de inovação no Ceará, assim como a presença de entidades de investimento e iniciativas do poder público como os programas Corredores Digitais, CriarCE, Citinova e Funcap.

Confira lista completa de cidades citadas na pesquisa:

1 - Belém-PA
2 - Campo Grande-MS
3 - Caxias do Sul-RS
4 - Cuiabá-MT
5 - Fortaleza-CE
6 - Goiânia-GO
7 - Joinvile-SC
8 - Juiz de Fora-MG
9 - Londrina-PR
10 - Manaus-AM
11 - Natal-RN
12 - Rio Branco-AC
13 - Salvador-BA
14 - São José dos Campos-SP
15 - Vitória-ES

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente