Termo de Uso Política de Privacidade Política de Cookies Conheça O POVO Trabalhe Conosco Fale com a gente Assine Ombudsman
Participamos do

Ceará é primeiro estado a assinar convênio com BID e receberá US$ 70 milhões para gestão fiscal

12:43 | Out. 17, 2018
Autor -
Foto do autor
- Autor
Tipo Notícia

Atualizada às 13h10min
 
O Estado do Ceará receberá financiamento de 70 milhões de dólares do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) para investimento em modernização da gestão fiscal. O Ceará é, pelo segundo ano consecutivo, o primeiro estado do Brasil a assinar a linha de crédito do Programa de Modernização da Gestão Fiscal no Brasil (Profisco II).
[FOTO1]
A assinatura ocorreu na manhã desta quarta-feira, 17. O Governo do Estado entrará com contrapartida de R$ 70 milhões.
 
Para ter direito à linha de crédito, o Ceará teve de atender aos seguintes critérios, entre outros:

1) Estar adimplente com as obrigações tributárias.

2) Não ter endividamento que comprometa mais de duas vezes a Receita Corrente Líquida.

3) Cumprir os limites estabelecidos pela Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF).

O dinheiro será usado para aperfeiçoamento da gestão fazendária, transparência fiscal, administração tributária, administração financeira e gasto público. 
 
Redação O POVO Online 
Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

FCF, Fortaleza e Ceará avaliam aplicativo para volta do público aos estádios e têm protocolo adiantado

Trabalho de Bastidores
2021-07-30 17:02:00
Autor Brenno Rebouças
Foto do autor
Brenno Rebouças Autor
Ver perfil do autor
Tipo Noticia

Com Afonso Ribeiro

Com os planos da CBF em contar com público nos estádios novamente a partir de agosto, começando pela Copa do Brasil, o futebol cearense tem se preparado nos bastidores para esse momento.

Federação Cearense de Futebol, Ceará e Fortaleza estão trabalhando juntos no desenvolvimento de protocolos e métodos de acesso para apresentar ao Governo do Estado, que é quem pode liberar o retorno dos torcedores à arquibancada.

É claro que uma possível reabertura para este momento não seria total e privilegiaria pessoas vacinadas (com as duas doses) contra a Covid-19, mas testes RT-PCR também poderiam ser aceitos e a verificação disso poderá ser feita por meio de um “passaporte de profilaxia”.

Uma empresa de tecnologia procurou FCF, Ceará e Fortaleza para oferecer o serviço de um aplicativo que registra informações de vacinas e resultados de testes, gerando um QR Code a ser lido nas catracas dos estádios.

O POVO apurou que houve reunião com representantes dessa plataforma na semana passada. O projeto foi apresentado e está sendo avaliado pelos departamentos de tecnologia da informação e jurídico dos clubes e da FCF. O contrato ainda não foi assinado.

Esse método já tinha sido aventado no início do mês de julho, quando os Leão e Vovô se articulavam junto à Federação para tentar a presença de público no Clássico-Rei deste domingo, 1º, válido pela Série A do Brasileiro. Uma reunião com a Secretaria de Saúde do Estado foi marcada, mas não houve êxito.

Se o sistema a ser utilizado para verificação ainda está indefinido, FCF e clubes, em uma série de reuniões, já tem um protocolo bem encaminhado para apresentar ao Governo. O POVO apurou que na terça-feira, 3, deverá acontecer mais uma, para fechar a proposta e encaminhar às autoridades locais.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Latam amplia ofertas de voos no Ceará em agosto

ECONOMIA
2021-07-30 16:40:53
Autor Mirla Nobre
Foto do autor
Mirla Nobre Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

A companhia aérea Latam Brasil informou que irá ampliar a oferta de voos para o Aeroporto Internacional Pinto Martins, em Fortaleza, no Ceará, em agosto. Em comparação ao mês de julho, serão cinco voos a mais. Na divulgação, a companhia informou que as rotas entre Fortaleza e Brasília (DF) passarão de 19 para 23 voos de segunda-feira a sexta-feira, e entre Fortaleza e Guarulhos, em São Paulo, a ampliação será de 34 para 35 voos semanais. A frequência das rotas entre a Capital e os dois destinos começa a partir do próximo domingo, 1º, e segue até o dia 31 de agosto.

Ainda para agosto, Fortaleza começa a receber voos do Grupo Itapemirim Transportes Aéreos. O início da venda de passagens aéreas para a Capital começou no fim do mês de maio. De acordo com a companhia, a expectativa é que, até junho de 2022, o grupo amplie a sua cobertura chegando a 35 destinos no Brasil.

Protocolos

Sobre a pandemia, a Latam informa no portal da companhia que cumpre os mais rígidos protocolos de prevenção ao novo coronavírus em suas aeronaves e nos aeroportos onde atua, seguindo as recomendações de organizações internacionais como a International Air Transport Association (IATA), a Organização Mundial da Saúde (OMS), a Organização da Aviação Civil Internacional (ICAO), governos e autoridades locais.

Entre os protocolos da companhia, o uso de máscaras faciais é obrigatório no aeroporto e durante todos os voos. A empresa ainda destaca que há a presença do sistema de filtro de ar HEPA, que elimina 99,97% de bactérias, vírus e outras impurezas do ambiente, devolvendo ar puro a cada 3 minutos. Também disponibiliza álcool em gel para a higienização das mãos, assegurando, assim, uma viagem tranquila e sem incertezas.

 

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Polícia cumpre mandado de prisão contra ex-vereador do Rio

Geral
2021-07-30 16:36:15
Autor Agência Brasil
Foto do autor
Agência Brasil Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

Uma operação realizada nesta sexta-feira (30) resultou na prisão do ex-vereador carioca Cristiano Girão e no cumprimento de mandado de prisão contra o ex-PM Ronnie Lessa, que já está preso, acusado pelas mortes da vereadora Marielle Franco e do motorista Anderson Gomes. A prisão de Girão foi executada pela Polícia Civil, em São Paulo, onde ele estava morando.

Ex-vereador carioca tinha um mandado de prisão preventiva em aberto por duplo homicídio qualificado. Já o ex-PM Lessa é apontado pelas investigações como executor do crime. Segundo o Ministério Público do Rio de Janeiro (MP/RJ), por meio da força-tarefa criada para investigar o caso Marielle, Girão e Lessa, foram denunciados pelas mortes de André Henrique da Silva Souza, conhecido pelo apelido de Zóio, e Juliana Sales de Oliveira, em 14 de junho de 2014, na Gardênia Azul.

De acordo com polícia, a motivação do duplo homicídio seria uma disputa territorial entre grupos de milicianos comandados por Girão contra a facção criminosa liderada por uma das vítimas, que tentava dominar a região da Gardênia Azul, na zona oeste, após a prisão do ex-vereador, que buscou retomar o domínio financeiro da organização sobre a comunidade e contratou Lessa, mediante pagamento, para a execução do crime.

Monitoramento

A operação aconteceu após trabalho de inteligência, monitoramento e vigilância de Girão, que foi localizado e preso no bairro Pari, área central da cidade de São Paulo, onde residia atualmente. A ação foi realizada pela equipe da Delegacia de Homicídios da Capital, com apoio da Polícia Civil paulista. Girão foi surpreendido em seu carro, após ter saído, ainda na madrugada, da loja onde dormia para evitar sua localização. Segundo as investigações, ele passou a adotar tal rotina depois da veiculação de notícia que apontava um pedido de prisão contra ele.

Ex-verador carioca ficou preso de 2009 a 2017, por envolvimento em milícia que controla a comunidade da Gardênia Azul, em Jacarepaguá. O advogado Zoser Plata Bondim Hardman de Araújo, que defende Girão, manifestou estranheza a prisão ter sido decretada por um fato ocorrido há sete anos. Ele adiantou que irá impetrar habeas corpus para que seu cliente possa responder ao processo em liberdade.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Frio aumenta e 75 cidades gaúchas têm temperaturas abaixo de zero

Geral
2021-07-30 16:35:51
Autor Agência Brasil
Foto do autor
Agência Brasil Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

O Rio Grande do Sul teve hoje (30) o amanhecer mais frio do ano. Ao todo, 75 cidades do estado registraram no início do dia mínimas abaixo de zero. A menor temperatura ocorreu em Vacaria, -7,2°C. Cidades como Canela (-4,8°C), Gramado e Caxias do Sul, ambas com -2°C, também tiveram temperaturas baixas pela manhã.

As informações são da empresa MetSul Meteorologia, com base em dados de estações meteorológicas do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) e de particulares. 

A MetSul, no entanto, explicou que o número de municípios enfrentando frio intenso tende a ser maior. “Como são mínimas apenas de localidades que possuem estações [meteorológicas], é certo que a grande maioria dos 497 municípios do estado amanheceu hoje com marcas abaixo de zero”, acrescentou a empresa.

Segundo o Inmet, 52 estações meteorológicas em toda região sul acusaram temperaturas negativas no dia de ontem (29). No mesmo dia, as menores temperaturas na região foram em Bom Jardim da Serra (SC) -8,6°C; São Joaquim (SC) -5,3°C; Vacaria (RS) -4°C; e Inácio Martins (PR) -4°C. A estimativa do Inmet é que a massa de ar frio comece a deixar o país a partir de domingo (1º).

O frio intenso trouxe neve para algumas cidades do sul do país. Mas, além de paisagens bonitas e baixas temperaturas, o frio traz alguns perigos. Moradores de rua, crianças e idosos são os que mais sofrem com as baixas temperaturas. Hipotermia e baixa umidade são alguns desses perigos. Quem tiver qualquer dúvida ou emergência, deve ligar para a Defesa Civil da sua cidade.

 

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

John Legend a Luan Santana: 10 lançamentos musicais do fim de semana

música
2021-07-30 16:11:00
Autor
Tipo Noticia

Este é o fim de semana dos feats! Artistas de diferentes estilos musicais se uniram para lançar novas músicas. Teve eletrônica com piseiro, forró com funk, álbum novo e a junção de artistas brasileiros com cantores internacionais. Confira a seleção do Vida&Arte:

1. Alok e John Legend - In My Mind

O DJ brasileiro Alok lança mais uma parceria internacional, desta vez com John Legend. A faixa foi gravada à distância devido a pandemia de Covid-19. "É um prazer enorme construir histórias com profissionais que sempre admirei e John Legend é um deles. Produzir 'In My Mind' com essa parceria foi, além de prazeroso, muito gratificante", disse Alok.

2. Billie Eilish – Happier Than Ever

O segundo álbum de Billie Eilish foi lançado. "Happier Than Ever" tem 16 faixas, incluindo os singles "My future", "Therefore I Am", "Your Power", "Lost Cause" e "NDA". Apesar de ter ganhado cinco prêmios Grammy's e bons números comerciais com o primeiro álbum - "When We All Fall Asleep, Where Do We Go?" -, Billie Eilish conta que se manteve tranquila em meio a produção do novo projeto. "Não foi forçado, não teve pressão, não foi assustador. Foi ótimo. Não teve um pensamento como: 'Como o álbum vai ser? Que música é essa?'. Nós apenas começamos a compor e continuamos compondo. Com o passar do tempo, o álbum se criou. Ele aconteceu. Foi fácil", afirma.

3. Claudia Leitte e Joey Montana – Samba Lento

Em parceria com o cantor de reggaeton panamenho Joey Montana, Claudia Leitte lança o clipe de "Samba Lento". O vídeo é marcado por simbologias e é preciso assistir atento para entender as referências. “Queríamos mostrar essas mudanças que as mulheres passam, a busca por uma versão melhor nossa sempre. A mitologia da águia é perfeita para explicar isso“, explica Claudia.

4. Pop Smoke e Dua Lipa – Demeanor

Saiu o clipe de "Demeanor", faixa que faz parte do póstumo de Pop Smoke, “Faith”, morto no ano passado. Uma semana após o lançamento do álbum, a música já superou nove milhões de streams só no Spotify e foi incluída nas principais playlists da plataforma, além de entrar no Top 40 das Rádios dos EUA. 

5. Luan Santana e MC Don Juan – Sorria

Os cantores Luan Santana e MC Don Juan se uniram para lançar o clipe de "Sorria". A música fala sobre liberdade dentro de um relacionamento e o clipe mostra um relacionamento em crise, evidenciando os diferentes lados de uma partida: da euforia ao arrependimento.

6. Lara Silva & Japinha Conde – Pode Ser Seu

A cearense Lara Silva e Japinha Conde se uniram na faixa "Pode Ser Eu". Lara, conhecida pelas danças e músicas de funk, se aventura pela primeira vez no forró. A música fala sobre a volta por cima após o fim de um relacionamento.

7. Mad Dogz e Mari Fernandez - Ficante Fiel

O piseiro se uniu a música eletrônica na faixa "Ficante Fiel" de Mad Dogz e da cantora cearense Mari Fernandez. O clipe, dirigido por Marcos Piki, foi gravado no Circo Panamericano em Goiânia traz referências na estética Rock n´Roll dos anos 1980 e 90.

 

8. Jorge du Peixe - Rei Bantu

O cantor e compositor Jorge Du Peixe há décadas coloca sua voz grave a serviço da banda Nãção Zumbi. Aproveitando o momento de pausa nos shows da banda pernambucana, ele lançou nesta sexta, 30, o primeiro single do álbum solo "Baião Grafino", com versões inéditas para a obra de Luiz Gonzaga. Sobre a faixa "Rei Bantu", Du Peixe falou: "Acho essa música muito importante por dois motivos: primeiro por não ter muitas versões conhecidas pelo público, e depois por ligar o maracatu ao baião".

9. Antóbio Zambujo - Lote B

O músico português António Zambujo já tem uma relação antiga com o Brasil. Além de ser um dos covnidados do último disco de Gal Costa, foi indicado ao Grammy Latino com um álbum dedicado às composições de Chico Buarque. Seu novo trabalho, "António Zambujo Voz e Violão", ganhou esse nome numa referência ao último disco de João Gilberto. O primeiro single, "Lote B", já tem clipe lançado.

10. Ayrton Montarroyos - Lupicínio Rodrigues, Entre Dores e Amores

Durante o período de isolamento social, o cantor pernambucano Ayrton Montarroyos montou uma série de lives temáticas convidando grande violonistas brasileiros. A cada live, um tema, um compositor, um músico diferente. Uma dessas lives foi dedicada ao rei da dor de cotovelo, Lupicínio Rodrigues. O projeto está disponível em formato de álbum em todas as plataformas digitais.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags