Participamos do

Probabilidade de ganhar concurso de loteria mais fácil da Caixa é de 0,00001%, aproximadamente

Professor de estatística explica que chances de prêmio são quase nulas. A probabilidade de ganhar a Mega-Sena é de uma em 50 milhões
10:38 | Set. 15, 2018
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia
[FOTO1]A chance de, com uma aposta, se tornar um milionário maravilha milhões de brasileiros, que torcem para ter feitos os palpites certos para o sorteio. No entanto, a probabilidade de levar o prêmio é muito menor do que muitos imaginam. O professor do Departamento de Estatística e Matemática aplicada da Universidade Federal do Ceará (UFC), André Jalles, explica que as probabilidades de acertar na loteria são quase nulas e que é mais provável que o jogador saia no prejuízo, principalmente se escolher por fazer apostas mais caras.

[SAIBAMAIS]Ele coloca que os jogos de loteria são injustos, já que a chance de ganhar não representa aquilo que é investido, mesmo quando se faz uma aposta mínima. “É um jogo de azar, em que você joga para perder, sua expectativa de lucro é sempre negativa”, classifica. Segundo ele, é um jogo “feito para o apostador perder”, já que a chance de vitória é praticamente nula. Grande parte do que é investido pelos jogadores não é levado para o prêmio, e sim para impostos, afirma o professor.

No caso da Mega-Sena, o jogo com prêmios de milhões e mais difícil de ganhar, a probabilidade de vitória é de uma em 50.063.860. É como se em um grupo com mais que cinco vezes a população de todo o Ceará, apenas uma pessoa fosse sorteada ao acaso.
 
No jogo de vitória mais provável, a Loteria Federal, a probabilidade de levar um prêmio de R$ 350 mil é de aproximadamente 0,00001%.

Ranking dos jogos de vitória mais improvável da Loteria da Caixa
Mega-sena (Chance de 1/50.063.860)
Timemania (Chance de 1/26.472.637)
Quina (Chance de 1/24.040.016)
Dupla Sena (Chance de 1/15.890.700)
Lotomania (Chance de 1/11.372.635)
Lotogol (Chance de 1/9.765.625)
Lotofácil (Chance de 1/3.268.760)
Dia da sorte (Chance de 1/ 2.629.575)
Federal (Chance de 1/87.000)
 
No ranking, são colocadas apenas as probabilidades ganhar os prêmios principais, e consequentemente mais difíceis, dos concursos, excetuando sorteios especiais de feriados ou datas comemorativas. A probabilidade de acertar a aposta dos prêmios secundários é maior. Por isso, muitos acertam e os prêmios ficam em poucos reais.  

André Jalles critica que os jogos que têm uma probabilidade menor de erro são os que têm menor remuneração, sendo o cálculo de expectativa de lucro, ainda assim, negativo. Ele fala que, antes de apostar, o jogador deve fazer um cálculo para escolher qual jogo traz menos prejuízo. Deve ser  multiplicado o quanto seria faturado vezes a chance de ganhar e subtraído o quanto é investido vezes a chance de perder. O especialista aponta que esse valor é sempre negativo. 

“É mais fácil você ser assaltado no caminho para você fazer o jogo do que você ganhar”, compara. “A sugestão que eu tenho é: não jogue, não desperdice seu suado dinheiro. Esses milhões serão pagos a alguém, mas provavelmente não vai ser você”. 

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente