Participamos do

Comércio de Fortaleza terá feriado e não abrirá na segunda-feira, 24

A data será feriado para os trabalhadores do comércio. Farmácias, lojas de gêneros alimentícios e frigoríficos funcionarão normalmente
10:30 | Set. 14, 2018
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia
[FOTO1]Na segunda-feira, 24, o comércio de Fortaleza estará fechado devido à comemoração do Dia dos Comerciários. O feriado é oficialmente comemorado no dia 30 de outubro, mas, em Fortaleza, a data será adiantada devido a decisão da Convenção Coletiva de Trabalho. No dia, funcionarão apenas farmácias, lojas de gêneros alimentícios e frigoríficos.

[SAIBAMAIS]O presidente do Sindicato dos Comerciários, Sebastião Costa, pontua que a data foi combinada entre os sindicatos patronal e dos trabalhadores. A multa para as empresas que insistirem em abrir será de um piso salarial para cada trabalhador prejudicado. No dia, o sindicato organiza festa voltada para os vendedores no Clube dos Comerciários, incluindo projetos sociais, corte de cabelo, shows e atividades culturais.

“É o dia mais esperado pelos comerciários”, conta Sebastião. A comemoração ocorre anualmente e o dia do feriado varia entre setembro e outubro, de acordo com negociação. “Não há nenhuma possibilidade de a gente abrir o comércio em Dia dos Comerciários”, afirma. No caso das farmácias, que abrirão normalmente, os trabalhadores receberão em dobro. Lojas de gêneros alimentícios e frigoríficos também funcionarão, tendo os comerciários um salário diferenciado. 
 
Redação O POVO Online

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente