Participamos do

Inscrições para cursos gratuitos na Escola de Artes e Ofícios Thomaz Pompeu Sobrinho iniciam amanhã

Escola segue até 20 de agosto com vagas abertas para os cursos de Aperfeiçoamento em Bordado e Capacitação em Serigrafia na Produção de Gravura Integrada. Vagas são limitadas
15:25 | Ago. 15, 2018
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia
[FOTO1]

A partir desta quinta-feira, 16, estarão abertas as inscrições para os cursos gratuitos de Capacitação em Serigrafia na Produção da Gravura de Forma Integrada e para o Curso de Aperfeiçoamento em Bordado, ambos na Escola de Artes e Ofícios Thomaz Pompeu Sobrinho (EAOTPS). As qualificações integram o Programa de Formação Básica da EAOTPS.

As inscrições são presenciais e devem ser feitas na sede da Escola, na av. Francisco Sá, 1801, bairro Jacarecanga, até 20 de agosto de 2018. As vagas são limitadas. As orientações gerais para interessados podem ser acessadas no site, clicando aqui. As informações são do Instituto Dragão do Mar.
 
Os cursos são prioritariamente voltados para jovens com mais de 18 anos oriundos de escolas públicas com renda per capta de até um salário-mínimo. Segundo Marley Uchôa, coordenadora geral da Escola, as formações visam capacitar esse público para ser absorvido pelo mercado de trabalho, bem como promover uma cultura de valorização e difusão do patrimônio artístico e cultural do Ceará. Após inscrição, os candidatos ainda passarão por seleção, constituída por análise documental, entrevista individual e atividade prática. 
 
[FOTO2] 
 
O curso de aperfeiçoamento em bordado se propõe a desenvolver técnica, criar e confeccionar produtos artesanais, capacitando os alunos no processo do bordado, utilizando especificamente o ponto Ajour. As inscrições serão presenciais e gratuitas, com 10 vagas. A carga horária é de 100h/a e as inscrições podem ser feitas nos dias 16, 17 e 20 de agosto de 2018 ou até o limite de 25 inscrições. 
 
O horário é das 8h às 12h e 14h às 17h, na Escola de Artes e Ofícios Thomaz Pompeu Sobrinho (Av. Francisco Sá, 1801, bairro Jacarecanga). É necessário ter Ensino Fundamental completo.
 
O período de seleção acontece nos dias 22 e 23 de agosto de 2018, das 9h às 12h, e a divulgação do resultado será no dia 27. A matrícula será feita no dia 28 e as aulas começarão no dia 3 de setembro, de segunda a quarta, de 8h às 12h
 
[FOTO3] 

Buscando capacitar para o mercado de trabalho com base na valorização e difusão do patrimônio artístico e cultural do Ceará na área da gravura, o curso de Serigrafia em Produção da Gravura de Forma Integrada busca formar pessoal qualificado para tratar aspectos da serigrafia, a partir das seguintes técnicas: xilogravura, gravura em encavo e linoleogravura; conhecer aspectos da litografia; possibilitar uma visão do panorama cultural da gravura como um todo; criar um espaço de reflexão sobre a gravura contemporânea e a da tradição popular; despertar o interesse pelas artes gráficas; fomentar o uso de obras gráficas e produtos artísticos como proposta profissional viável para ingresso no mercado de trabalho, a partir da estamparia e incentivar o empreendedorismo cultural e o associativismo para fomentar as atividades de produção de produtos.
 
As inscrições também serão presenciais e gratuitas, e contam com 20 vagas. A carga horária do curso é de 120h/a. As inscrições podem ser feitas nos dias 16, 17 e 20 de agosto, até o limite de 50 inscrições, das 8h às 12h e 14h às 17h na EAOTPS. Para esse curso, é necessário ter Ensino Médio concluído ou cursando o último ano.
 
A seleção irá acontecer nos dias 21 e 22 e o candidato deverá comparecer na Escola nos dois dias de seleção. Os resultado serão divulgados no dia 27 e matrícula deverá ser feita nos dias 29 e 30 de agosto de 2018. O curso começa no dia 3 de setembro, com aulas de segunda a quinta, das 13h30 às 17h30.

Para mais informações o telefone é (85) 3238.1244, atendimento de segunda a sexta-feira, no horário de 8h às 12h e 13h30min às 17h.
 
 
Redação O POVO Online 

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente