Participamos do

A Hora do Dragão...

17:18 | Ago. 21, 2018
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia
Toda invenção é uma inovação? A resposta é um categórico não. Derivada do latim innovatio, há um consenso, ainda não registrado nos Aurélios, de que inovação é uma ideia, método ou objeto que agregam valor a um produto, processo, ou solução que produzam resultados econômicos ou de outra natureza (sociais, culturais, etc.). Há quem escancare que inovação é CNPJ.

Sem inovação as empresas perdem competitividade. A Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) é transversal à grande maioria das empresas, promove inovação em larga escala, muda mercados, cria grandes impactos. Existe no Ceará um movimento inovador: o Dragão Digital, um hub em TICs que congrega pesquisadores, empresários, jovens empreendedores e o governo.

O Dragão Digital usa o conceito disruptivo de parque tecnológico virtual (não exige capital)  e distribuído (alcança todo o estado, estimulando jovens às startups). Exemplo bom do que pode nos trazer o Dragão Digital é o Porto Digital do Recife. Em 2017, faturou R$1,7 bi, possui 300 empresas e 9000 pessoas envolvidas.

Apesar das empresas sólidas e vigorosas em TIC no Ceará e alta competência acadêmica, falta-nos uma marca que represente o portfólio do que já fazemos. A ideia motriz do Dragão Digital é ser uma marca forte, atrair mais negócios para as empresas, captar mais recursos para as universidades, institutos federais e de P&D, mais investimentos para o estado.

Diferente e responsivo, o Dragão Digital será uma empresa privada sem fins lucrativos. A ser lançado na FIEC em 31/08/18, já conta com o indispensável apoio da Prefeitura de Fortaleza (CITINOVA), do Governo do Ceará (SEPLAG) e parceria com a Steinbeis-Sibe, uma Fundação Alemã (indústria 4.0). 

“A ousadia tem genialidade, poder e magia”. É chegada a hora do Dragão! Um novo tempo de um Ceará vendendo mais inteligência do que rapadura! Tenhamos a ousadia de Chico da Matilde, o Dragão do Mar, abolicionista do Aracati. Que o passado de luta deste dragão heroico inspire o Ceará do mar a ser a um Ceará digital amanhã, um Dragão do Mar Digital!
 
Mauro Oliveira, Professor IFCE/ PhD em Informática
Ricardo Liebmann, Presidente do Dragão do Mar Digital/Diretor da Secrel

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente