Participamos do

Conta de luz não poderá ser paga em lotéricas a partir de agosto; saiba onde fazer o pagamento

A partir do próximo mês, as casas lotéricas deixam de receber o pagamento. O POVO Online lista formas e locais de pagamento
13:27 | Jul. 11, 2018
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia
Atualizada às 18h40min
 
As casas lotéricas não receberão mais pagamento de contas de energia elétrica no Ceará. De acordo com a Enel Distribuição Ceará, a medida começa a valer a partir do próxim dia 5 de agosto. A Enel divulgou 2.190 pontos de arrecadação no Estado, além das possibilidades de débito automático e envio da fatura por e-mail.
[FOTO1]
 
A mudança chega com o fim do contrato da Caixa Econômica Federal com a Enel. Conforme a companhia elétrica, a Caixa propos reajuste de aproximadamente 40% na tarifa. 

"Como as taxas de arrecadação entram no cálculo das tarifas de energia, caso o contrato fosse renovado, o aumento no valor sugerido pela Caixa seria repassado para as tarifas na próxima revisão tarifária, com impacto na conta de luz para os consumidores da companhia", diz a diretora de Mercado da Enel, Marcia Roque Vieira.
[SAIBAMAIS]
"Com essa medida e a oferta de diversas alternativas para pagamento da conta de luz, buscamos proteger os consumidores do reajuste abusivo proposto pela Caixa Econômica", conclui Marcia Roque Vieira. 

Em nota, a Caixa diz que "é de interesse manter o recebimento de todas as contas de arrecadação no canal lotérico, desde que os valores pagos a título de tarifas sejam compatíveis com os custos absorvidos. Para tanto, o banco vem negociando com as empresas que geram esses boletos para continuidade da arrecadação nos lotéricos".
 
Locais de pagamento

A lista dos pontos de pagamento estão disponíveis por cidade e bairro no site da Enel - que você pode conferir aqui. Para descobrir, basta selecionar município e bairro e a lista de estabelecimentos é disponibilizada. 
 
Um dos locais é o Vapt Vupt, central de atendimento que oferece diversos serviços, incluindo consulta ao SPC, inclusão no programa Bolsa Família e até solicitação de seguro desemprego. O Vapt Vupt tem duas unidades em Fortaleza, nos bairros Messejana e Antônio Bezerra, além dos municípios Juazeiro do Norte e Sobral. O atencimento é de segunda a sexta-feira, de 8h às 17 horas.

Supermercados do Grupo Pão de Açúcar, Farmácias Santa Branca e agências postais dos Correios e do Banco do Nordeste também recebem o pagamento. Em Caucaia, aceitam o pagamento supermercados como Estrela, Bahamas, Vitória Real e Farmácias Pague Menos.

Confira a lista completa dos municípios, separada por bairro, aqui.

Débito automático e fatura por email

A Enel oferece a possibilidade de passar a fatura para pagamento em débito automático na conta. Para solicitar o cadastro, é preciso preencher um formulário com várias informações do titular da conta. Cadastre-se aqui.

Também é possível se cadastrar para receber as faturas por e-mail. A Enel faz nenhuma cobrança relacionada à mudança. Após o cadastro no site, a Enel envia mensagem de confirmação por e-mail. A empresa orienta que, para evitar que  e-mail seja identificado como spam, o remetente atendimento@eneldistribuicao.com.br esteja incluído nos favoritos.

A conta impressa será entregue no endereço da correspondência por apenas mais um mês. Depois, será enviada apenas no e-mail cadastrado. Para solicitar o recebimento por e-mail, clique aqui.
 
Redação O POVO Online

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente