PUBLICIDADE
Notícias

Chamadas locais e de longa distância de orelhões estão gratuitas

Gratuidade é válida até setembro deste ano. No entanto, prazo pode ser ampliado para até março de 2019

19:19 | 02/04/2018
NULL
NULL
[FOTO1]
Criado na década de 1970, os telefones públicos caíram no limbo na última década. Pouco utilizados, agora os orelhões fazem ligações gratuitas. Serviço é uma determinação da Agência Nacional de Telecomunicação (Anatel) devido ao não cumprimento de obrigações por parte da concessionária Oi. 
 
Chamadas locais e de longa distância nacional em orelhões, realizadas de abril a setembro deste ano, não serão cobradas. Medida está em vigor desde 2015. No entanto, determinação ampliou o prazo da gratuidade, que era até o último 30 de março. 
 
No Estado, há mais de 35 mil orelhões, segundo a Oi. Dez mil deles em Fortaleza. Além do Ceará, a medida é valida para outros 11 estados. São eles: Alagoas, Amazonas, Amapá, Bahia, Maranhão, Pará, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte e Roraima.  
 
Por que a gratuidade
 
Após fiscalização da Anatel, constatou-se que o percentual de orelhões em condições de operação não atingiu os patamares estabelecidos pela agência, que deve ser de, no mínimo, 90% em todas as Unidades da Federação e de no mínimo 95% nas localidades atendidas somente por orelhões.

A Agência estabeleceu ainda que novo controle das condições de disponibilidade dos aparelhos deve ocorrer no dia 31 de agosto. Medição indicará os estados em condição de gratuidade para o período de outubro de 2018 a março de 2019.

Serviço 
Ligações gratuitas
Quando: de  1/04/2018 a 30/09/2018
 
 
Redação O POVO Online  
TAGS