Participamos do

Vendas do varejo brasileiro avançam 3,2% em janeiro

22:37 | Mar. 14, 2018
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia
Em janeiro de 2018, o volume do comércio varejista mostrou crescimento de 3,2% se comparado com o mesmo mês do ano anterior. A alta é a décima taxa positiva seguida, apesar de ser a menor dos últimos três meses. O setor de hipermercados, supermercados e produtos alimentícios teve destaque nas vendas ao registrar 3,1%. 

De acordo com a Pesquisa Mensal do Comércio (PMC) divulgada nessa terça-feira, 13, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a redução nos preços de alimentos utilizados para alimentação domiciliar e a inflação mais baixa foram os principais fatores para o destaque do setor alimentício.  

Entre os setores que mais avançaram estão o de artigos de uso pessoal e doméstico (10,5%); móveis e eletrodomésticos (5,3%); artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos, de perfumaria e cosméticos (5,4%); tecidos, vestuário e calçados (0,2%) e equipamentos e material para escritório; e informática e comunicação (4,2%). 

Por outro lado, pressionando negativamente, figuram: combustíveis e lubrificantes (-4,0%); e livros, jornais, revistas e papelaria (-7,3%). 
 
Redação OPOVO Online 

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente