Participamos do

Seis dicas para fazer suas roupas durarem mais

A partir do momento da compra até os cuidados de lavagem. Especialistas consultadas pelo O POVO Online dão dicas para prolongar a vida útil das peças
22:46 | Mar. 28, 2018
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia
[FOTO7]
Desde a mãe que compra a blusa maior para o filho para durar mais a quem manifesta através da indumentária o estilo de vida. Vestir-se vai além de cobrir o corpo desnudo, envolve questões identitárias, culturais e econômicas. Todo um processo de escolha que, às vezes, se perde com o consumo desenfreado. Prolongar a vida útil das roupas é, portanto, um desafio diante dos constantes estímulos comerciais e tendências descartáveis. 

Para Manuela Medeiros, professora de Moda da Universidade Federal do Ceará (UFC), é necessário repensar a forma de consumir a moda. “O principal motivo de descarte das roupas é por questões subjetivas e não objetivas. Não é porque a peça está desgastada, é porque está fora de moda”, explica. Nestes casos, o processo de escolha é fundamental. 

De acordo com a professora, o ideal é selecionar trajes atemporais e de qualidade. “O que temos que pensar é o porquê estamos comprandol aquela peça, quanto tempo ela vai durar”, destacou. Criar o hábito de ajustar e customizar é uma maneira consciente e econômica de ampliar a durabilidade das peças. Entre os critérios de escolha, deve-se levar em consideração os tecidos e o acabamento. 

Acrescente a isto, os cuidados de manejo e uso que as roupas requerem. De acordo com a empresária Elisangênla Oliva, proprietária da Lavandera 5ÀSEC, para as roupas resistirem ao tempo e mecanismos aos quais são submetidas, o principal cuidado é ao lavar. “Cada roupa tem sua particularidade”, explica destacando as instruções de lavagem embutidas nas etiquetas das peças.
 
“Pode ser que, na primeira lavagem, não seja notável, mas a fibra vai mudando, descolorindo, desbotando”, enumera.  O POVO Online compilou as principais dicas das especialistas. Confira: 

Processo de escolha é a primeira etapa
[FOTO2]
Opte por peças essenciais para seu estilo de vida. Considere conforto e qualidade. Pensar porque está adquirindo determinado produto é importante. Leve em conta o tecido. O poliéster, por exemplo, tende a ficar com aspecto de velho logo após as primeiras lavagens. Além do surgimento daquelas bolinhas formadas pelo tecido. Outra dica é verificar se as costuras sãs reforçadas e embutidas. 

Por onde começo a lavagem
[FOTO1]
Principal dica é seguir o modo de lavagem recomendado pelo fabricante. Instruções são obrigatórias por lei.  É preciso, no entanto, saber interpretar os símbolos escritos nas etiquetas. Isso vai manter a resistência da peça. 

Como colocar na máquina 
[FOTO4] 
Primeiro, é preciso saber usar corretamente o eletrodoméstico. Leia o manual e siga à risca as instruções de uso. Depois, deve-se separar as peças pela cor, tipo e roupas de criança. Ação ajuda na durabilidade e manutenção da cor das roupas. 

Como lavar peças delicadas 
[FOTO3]
Lã, seda pura, linho e peças com pedraria e bordados são tecidos que precisam ser lavados a seco e, em alguns casos, lavados manualmente. Informação deverá vir na etiqueta interna. A lavagem a seco é menos agressiva. Existe, no mercado, sacolas protetoras que podem ser usadas pra colocar roupas delicadas dentro da máquina. 
 
Como secar
[FOTO6]
Depois de lavada, as roupas devem ser colocadas para secar adequadamente. Nas instruções, contém informações se a peça deve ser colocada no varal, cabide e se podem ou não ser passadas com o ferro. Também é preciso verificar se a peça pode ser secada sob a luz do sol. Em alguns casos, elas devem ficar à sombra. 
 
Como guardar 
[FOTO5]
Ideal é que as peças sejam guardas em uma embalagem plástica. Isso ajuda a proteger do sol, evitar que absorvam poeira e aqueles furinhos que aparecem nas roupas. Peças sociais e de linho, e vestidos devem ficar em cabides também com revestimento plástico. 
Redação O POVO Online  

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente